Com as guias disponíveis para emissão desde a segunda-feira (2) no site da Prefeitura de Porto Alegre, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023 não será enviado pelos Correios. Foi o que reforçou em entrevista para o Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, desta terça-feira (3), o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel.
— A gente não está mandando mais as cartinhas pelos Correios. Acho que isto é uma prática sustentável e é uma prática que gera uma economia de recursos significativa para a prefeitura. A gente vai economizar em torno de R$ 7,5 milhões — disse Fantinel, ressaltando que cadastraram o e-mail estão recebendo as guias de forma gradual.
Veja abaixo um passo a passo para emitir as guias pela internet.
O secretário da Fazenda da Capital também lembrou que o prazo para a quitação em parcela única, com desconto, é 8 de fevereiro:
— Essa é uma das principais modificações, e obviamente associada a ela, justamente por estarmos fazendo essa alteração, nós dilatamos o prazo de vencimento também para que os contribuintes possam acessar a guia com tranquilidade.
Segundo Fantinel, os contribuintes que não fizerem o pagamento em cota única terão os valores do IPTU automaticamente parcelados em 10 vezes.
— A prefeitura mesmo vai fazer o parcelamento desse IPTU em 10 vezes fixas sem juros. O que a gente sempre orienta para as pessoas terem cuidado: não perderem as datas. A primeira data é dia 8 de março e depois é sempre no dia 8 de cada mês, até o final do ano — apontou o secretário, que reforça que há a opção de débito automático no site da prefeitura.
Para os contribuintes que não têm acesso à internet, Fantinel ressalta que, além da Loja de Atendimento da Fazenda, no Centro Histórico, todas as subprefeituras e o Tudo Fácil Zona Norte podem fazer a emissão da guia.
— Essa população que não tem acesso aos canais digitais é o nosso principal foco de preocupação nesse momento. Nós capacitamos o pessoal que trabalha em todas as 17 subprefeituras espalhadas por toda a cidade. Então as pessoas também não têm necessidade de se deslocarem até o Centro e virem na loja da Fazenda. Elas podem procurar qualquer uma dessas 17 subprefeituras que conseguem também imprimir a guia e sair com a guia do IPTU na mão. Além disso, nós abrimos um posto no Tudo Fácil Zona Norte, no shopping Bourbon Wallig, e também lá estão emitindo a guia do IPTU — afirmou Fantinel.
— A gente sabe que está mudando uma cultura e que nesse momento as pessoas precisam se acostumar com essa mudança de cultura — completou.
Ouça a entrevista na íntegra:
Passo a passo para acessar e imprimir a guia do IPTU 2023
1) Acesse o site da prefeitura neste link.
2) Clique em "emitir guia".
3) Será preciso preencher as lacunas com a inscrição do imóvel e o CPF/CNPJ do proprietário.
4) Clicar em "não sou um robô".
5) Será gerada a guia e basta mandá-la para impressão.
O procedimento é igual tanto para pagamento em cota única como parcelado. Também é possível se cadastrar pelo mesmo site para receber a guia por e-mail.