Um bloco de ferro, que separa a ponte do Guaíba e o vão móvel da travessia, se desprendeu da estrutura, ficou solto no asfalto e gerou um acidente, pouco antes das 7h desta quinta-feira (22). A colisão envolveu uma van, um Fiat Palio e um ônibus da empresa Guaíba. Os passageiros do coletivo tiveram de aguardar na lateral da ponte por outro veículo de transporte.
O motorista da van disse ter visualizado o pedaço de ferro na faixa da direita, tentou frear, mas bateu no bloco. O pneu foi cortado, os cabos do ar condicionado foram rompidos e até uma parte da lataria acabou danificada, segundo o condutor. Na sequência, ocorreu o engavetamento. Ninguém ficou ferido.
Por volta das 7h15, a equipe de apoio da CCR Via Sul, empresa que administra o trecho, afirmou ter acionado a área de engenharia da companhia, para avaliar o local e providenciar o reparo.
O bloco de ferro tem aproximadamente dois metros de comprimento por 40 centímetros de largura. Agentes da CCR Via Sul retiraram o objeto da pista, colocando na lateral da rodovia. Uma faixa está bloqueada. Por volta das 7h30, o congestionamento na chegada à Capital era de cinco quilômetros. Nenhuma embarcação foi afetada, pois segundo a empresa, só há içamento do vão móvel previsto para as 11h, quando o conserto já deve ter sido finalizado.
O supervisor de manutenção da CCR, Daniel Gomes, acredita que a trepidação de algum veículo pesado tenha afetado os parafusos de fixação, o que levou o bloco a se soltar. Às 8h15 teve início o trabalho de recolocação da peça, com uma nova fixação. A placa de ferro não sofreu danos. O reparo foi finalizado por volta das 10h, e o trânsito liberado em todas as faixas.