Antes da chegada oficial do verão, as piscinas públicas espalhadas pela Capital já devem receber banhistas. A previsão de reabertura dos espaços é dia 20 de dezembro, conforme a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia. Atualmente, as piscinas estão passando pelas últimas adequações e testes. A novidade é uma opção de lazer bem-vinda no calor que é esperado até o final de dezembro.
– Depois de muitos anos, a nossa previsão é abrir ainda em dezembro. Mas não sei se serão as cinco piscinas no dia 20. Agora, elas estão na fase de manutenção, de testes e, no dia 12, começamos a encher. Então, tudo está se encaminhando para a reabertura ser no dia 20 de dezembro – explica a secretária.
Conforme Débora, o enchimento das piscinas deve ocorrer próximo da data em que haverá seguranças nas unidades, a partir do dia 15, para evitar invasões ou acidentes. Só após a colocação da água será possível saber quais locais estarão 100% prontos para a reabertura.
– Como elas ficam nove meses vazias, só vamos saber se haverá algum problema de funcionamento quando estiverem cheias. No último verão, apenas quatro piscinas foram abertas. A do Cecoflor vai abrir para 2023, pois o problema que era no motor já foi arrumado, só faltam os testes quando encher a piscina – detalha a secretária.
Mesmo que a expectativa da titular da Smelj seja de que as piscinas reabram sem atrasos, o Diário Gaúcho mostrou, ao longo dos últimos anos, que uma ou outra estrutura apresenta problemas no dia da abertura, assim o funcionamento é adiado.
Os trabalhos para que as piscinas funcionem neste mês vêm de um planejamento iniciado em março, após o fechamento da temporada em fevereiro, conforme Débora.
– Pelo o que soube por outros professores, faz mais de 15 anos que as piscinas não são abertas em dezembro. Isso é uma novidade. Começamos a trabalhar essa questão das piscinas assim que fechamos em fevereiro, com as licitações para portaria, vigilância, rouparia, para abrir em dezembro – detalha.
Assim como tem sido nos últimos anos, cinco dos sete espaços disponíveis na cidade vão funcionar. As piscinas que abrem ficam nos bairros Restinga e Cavalhada, em dois pontos da Zona Sul, e nos bairros Cristo Redentor, Santa Maria Goretti e Vila Ingá, espalhadas pela Zona Norte.
Já os espaços as piscinas do Cegeb, no bairro Medianeira, e do Cecove, no bairro Sarandi, enfrentam problemas estruturais e não há previsão de conserto.
As piscinas públicas da Capital ficam nos pontos conhecidos como centros de comunidade, espaços criados a partir da década de 1970 dentro de um programa municipal que depois serviu de base para a criação do Programa Nacional de Centros Sociais Urbanos.
Treinamento e manutenção
Assim como na temporada anterior, o funcionamento não ocorrerá às segundas-feiras. Este dia da semana será reservado para possíveis manutenções e reparos necessários. Os demais dias da semana oferecerão horários para banho livre, aulas direcionadas para públicos limitados de natação e hidroginástica. Esse deve ser o padrão de funcionamento das piscinas públicas de Porto Alegre, semelhante ao que já ocorria nos outros anos em que os espaços atendiam ao público. O horário de funcionamento é das 8h30min às 18h30min.
No final de novembro, professores e estagiários da Smelj que trabalharão nas cinco piscinas participaram de uma formação em natação, hidroginástica e primeiros socorros. A qualificação foi uma parceria com Clube Grêmio Náutico União (GNU), parte da preparação para o Projeto Verão Smelj.
Onde ficam as piscinas
As que abrem anualmente
- Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga
- Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor
- Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
- Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti
- Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras
As que vão seguir sem abrir nesta temporada
- Cegeb: Rua Coronel Neves, 555, bairro Medianeira
- Cecove: Rua Paulo Gomes de Oliveira, 200, bairro Sarandi