Ícones da cultura e da gastronomia tão distantes entre si como o tango argentino, o pastel de nata português e o chope alemão podem ser encontrados a poucos passos de distância entre um e outro neste domingo (6), em Porto Alegre.
A Festa das Nações, que se iniciou às 11h e se estende até as 21h no Largo Cultural do Shopping Total com acesso gratuito, reuniu atrações de mais de uma dezena de países. Além de bebidas e comidas típicas disponíveis ao longo de todo o dia, atrações artísticas foram programadas para se revezar no palco a partir do meio da tarde.
Pouco depois do meio-dia, centenas de pessoas já haviam circulado entre as barracas montadas no local com quitutes e produtos de artesanato de nações como Japão, Uruguai, Chile e Israel. Um dos pontos mais movimentados era o estande da Grécia, que contou com duas tendas para abrigar todas as atrações.
– A comida típica grega é o que está chamando mais a atenção, como a mussaca (prato com carne e berinjela). Mas a dança, com a quebra de pratos, também costuma atrair muita gente – conta o presidente da Sociedade Helênica da Capital, Anderson Fontes, fazendo referência à apresentação prevista para ocorrer mais tarde.
Outra barraca bastante disputada era a alemã, com o tradicional chope, bretzel e salsicha bock. A família da aposentada Rosângela Pimentel, 63 anos, saboreou os produtos típicos da cultura germânica antes de seguir dando a volta ao mundo representado no largo.
– Não são tantos países presentes, mas há barracas muito bonitas como a da Grécia - avaliou a aposentada.
Ao longo de suas edições anteriores, o encontro multicultural já uniu, de papel passado, pessoas de origens variadas – a exemplo da brasileira Camila Fonseca Marcos, 31 anos, e do ucraniano Alexis Cvirkun Urbanskyy, 35. A primeira vez que Camila bateu os olhos no futuro marido foi quando ele caiu do palco em uma apresentação na Festa das Nações cerca de duas décadas atrás.
Veja galeria de imagens do evento
Os dois perderam o contato e só se reencontraram anos depois, por acaso, quando ela também passou a integrar um grupo folclórico, polonês (embora não tenha descendência desse país) e os dois passaram a se apresentar nos mesmos eventos culturais. Ela comentou que certa vez havia visto um garoto despencar do tablado e, para sua surpresa, ele comentou:
– Era eu!
Do incidente, Alexis ainda guarda uma cicatriz no queixo. Já estão juntos há 16 anos e têm três filhos: Vinícius, 12 anos, que também dança, e os gêmeos Valentim e Vicente, de dois anos. O casal e o filho mais velho dançam em um conjunto de tradição ucraniana, o Solovey, e já esperam pela inclusão dos dois menores na ala infantil do grupo para breve.
– Já nos apresentamos juntos na Festa das Nações um pouco antes da pandemia, e agora, com a retomada do evento, vamos nos apresentar de novo nesta edição – comemora Camila.
Programação completa
Atrações de gastronomia e artesanato, a partir das 11h
- Alemanha: chope, bretzel, porção de cuca com salsicha bock e mostarda
- Argentina e Uruguai: empanada, pizza, medialuna, choripan e pancho
- Chile: empanada, pastel choclo e mote con huesillo (bebida feita de trigo e pêssegos)
- Grécia: pratos e artesanato típicos
- Israel: Sufganiot (doce similar ao sonho) e artesanato
- Japão: móbiles decorativos com dobraduras japonesas, cartões ilustrados à mão, mizuhiki (arte de entrelaçamento em papel japonês) e marca-páginas
- Polônia: bigos (repolhada com carnes), sernik (torta de ricota à moda polonesa) e artesanato
- Portugal: pastel de nata (Belém), bolinho de bacalhau e vinhos portugueses
Programação musical
- 15h – Cia Danças Árabes Nadima Murad (dança)
- 15h30min – Trama Arte Cia de Dança – Rio Grande do Sul (dança)
- 16h – Grupo Folclórico Polônia – Polônia (dança)
- 16h30min – Sociedade Helênica – (Grécia) (dança)
- 17h – Alegria e mi Alma Cadica Danças e Ritmos – Espanha (dança)
- 17h30min – Grupo Tanz Mit Uns – Alemanha (dança)
- 18h – Alma Lusitana Fado e Música Portuguesa – Portugal (música)
- 18h30min – Grupo Shinsei/Grupo Minami Taiyo Daiko – Japão (dança)
- 19h – Folclore Ucraniano Solovey – Ucrânia (dança)
- 19h30min – Sikuris Show – Chile (música)
- 20h – 8 Adelante Tango – Argentina/Uruguai (dança)
- 20h30min – Alexandre Santos – Brasil (dança/samba)