O 1º Beach Tennis Contra Câncer de Mama e Próstata foi realizado na manhã deste sábado (5), entre as quadras 24 e 29 do trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre. A iniciativa do Hospital Mãe de Deus ocorreu em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS e com a Liga Feminina de Combate ao Câncer do RS.
A defensora pública federal Fernanda Hahn, 44 anos, comentou sobre a importância de participar da iniciativa.
— Este evento organizado pela Liga em prol do combate ao câncer de mama e de próstata está sendo superimportante não só para conscientizar, mas para unir as pessoas que amam beach tennis em um lugar superespecial na nossa cidade, onde conseguimos viver em um local aberto e democrático — observa.
Um total de 37 duplas, entre femininas e masculinas, disputou animadas partidas debaixo de sol intenso e sob o olhar atento de quem aproveitava a manhã na área com diversas opções de quadras esportivas. Toda a renda arrecadada com o evento será revertida para a Liga. Ao final do torneio, houve entrega de troféu para primeiro e segundo colocados de cada uma das categorias.
Em paralelo à competição aconteceram diversas ações de saúde e lazer gratuitas para a população, com a Blitz da Prevenção - Câncer de Mama e de Próstata. A iniciativa visava reduzir o estresse e incentivar práticas de fortalecimento da musculatura, além do cuidado com o sistema cardiorrespiratório.
O médico Leônidas Machado, gestor do Serviço de Mastologia do Centro Integrado de Oncologia do Hospital Mãe de Deus e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional RS, destaca a relevância da atividade física no dia a dia.
— A atividade física é um dos pilares mais importantes na prevenção e na diminuição de risco. Sabemos o quanto a atividade física é importante na nossa saúde e como pode auxiliar a diminuir as doenças — cita.
Também foram oferecidas aulas de beach tennis e, para a criançada, havia espaço kids com o brinquedo pula-pula à disposição. Opções como aferição de pressão, quick massage e avaliação de composição corporal (bioimpedância) foram realizadas, de forma gratuita, por profissionais no local.
Além disso, médicos especialistas alertavam sobre os cuidados e prevenção contra o câncer de mama e de próstata. As atividades voltadas para a saúde ficaram localizadas entre as quadras 21 e 22 até as 13h deste sábado.