“Não contavam com a minha astúcia!” foi certamente o que pensou o empreendedor Daniel Dubow da Silva, 39 anos, ao abrir um negócio temático em Porto Alegre. Grande fã de Chaves e de Chapolin, o seriado mexicano que faz sucesso até hoje foi sua inspiração para criar a Hamburgueria do Chaves, em funcionamento na zona Norte da Capital.
Sem querer querendo, o lampejo para o investimento veio enquanto Dubow assistia a um dos episódios da série. E assim, foi. Aberto desde abril no bairro Sarandi, o espaço tem feito sucesso na redondeza. Segundo o dono, a temática é o que mais atrai clientes:
— Outro dia vieram duas professoras aposentadas fãs de Chaves para conhecer. Tem também os pais da nossa geração que trazem os seus filhos. É muito bacana — diverte-se.
Os personagens dão nome aos lanches e estampam a decoração do local, com painéis nas paredes e acessórios para tirar foto, como o clássico chapéu do Chaves.
Para não ficar só na decoração, o proprietário diz que buscou criar lanches diferenciados. Para isso, fez uma verdadeira incursão ao mundo dos hambúrgueres visitando negócios que já existiam para conhecer combinações e sabores diferentes. O paladar apurado de quem comeu de um tudo ajudou a montar a carta.
Dez lanches temáticos compõem o cardápio. Nhonho, Chiquinha, Kiko e Professor Girafales são alguns deles. O sanduíche do Kiko, feito com hambúrguer de carne bovina, bacon e anéis de cebola, está entre os preferidos da clientela. Sanduíche de presunto e suco de tamarindo, por ora, ficam só no imaginário. Os valores vão de R$ 29,90 a R$ 34,90, com opção de combo para incrementar o pedido.
No horário do almoço, os lanches dão espaço às opções de à la minuta – essas sem nomes de personagens. A casa também serve xis. A decisão de ampliar pratos foi por diversificar a receita financeira do restaurante, já que “ninguém come hambúrguer todo dia”, justifica o dono.
Antes de abrir o negócio, o empreendedor trabalhou por anos com supermercados. Ele conta que a expertise no ramo varejista foi um facilitador na hora de esboçar a hamburgueria. O contato com os fornecedores e o caminho para buscá-los ajudou a pensar a logística da cozinha. Os pães dos sanduíches, por exemplo, são de mesmo fornecedor de marcas famosas de fast food.
— Desde o início queríamos algo que pudesse dar uma atenção ao cliente, com a garantia de que ele vai comer uma coisa boa — diz Dubow.
Com a acolhida dos fãs do seriado e da vizinhança, os planos são de crescimento. A ideia é de futuramente expandir a operação para o litoral gaúcho durante o veraneio.
A Hamburgueria do Chaves fica na avenida Engenheiro Francisco Rodolfo Simch, número 208. O local funciona de segunda à sábado, das 11h às 14h para almoço e das 18h à meia-noite para os lanches.