A popular série Chaves, protagonizada por Roberto Gómez Bolaños e exibida durante décadas na América Latina, foi celebrada neste domingo (20), 50 anos após sua estreia na TV mexicana.
Sem homenagens presenciais devido à pandemia, a família do lendário ator e escritor mexicano, que morreu aos 85 anos, comemorou a data nas redes sociais. "Celebremos esses 50 anos aplaudindo o criador e a família da vizinhança de Chaves", diz Roberto Gómez Fernández, filho do ator, em um vídeo publicado no Instagram do Grupo Chespirito, que detém os direitos da série.
Apesar de ter sido exibida ininterruptamente na TV mexicana por 49 anos, a série foi tirada do ar em todos os canais em agosto passado. Segundo a imprensa local, a família do ator e a rede Televisa não haviam chegado a um acordo sobre os direitos do programa até então.
"Lembro perfeitamente quando ele começou a ser uma parte importante da TV, até se tornar o programa mais importante do continente", diz Gómez Fernández no vídeo, sem fazer comentários sobre o futuro da série.
Outra postagem feita na página oficial do programa destacou que "cinquenta anos atrás, a criança mais cativante da TV apareceu diante dos olhos de todos". "Chaves acidentalmente passou a fazer parte de todas as casas por onde entrou, nos ensinou que não é preciso ter muito para ser feliz, que a família são as pessoas que você escolhe e que escolhem você", acrescenta o texto.
Nos comentários, porém, fãs questionaram a data, que é comemorada anualmente pelo Grupo Chespirito. Para muitos, não há comprovação histórica da estreia oficial de Chaves na TV em 20 de junho de 1971, e sim em março de 1972.
"Com base no que vocês seguem afirmando que essa é a data de estreia de Chaves, quando todas as evidências apontam o contrário? A verdade é que nem vocês sabem. Seria melhor serem honestos, reconhecer que não se pode precisar a data e comemorar o cinquentenário em fevereiro ou março de 2o22", escreveu um fã. "Existem vários motivos para esta data estar incorreta. Não concordam?", questionou outro.