As constantes investidas de Dona Clotilde em Seu Madruga no seriado Chaves foram problematizadas nas redes sociais. Conforme relatos de jornais da Colômbia e do Chile, usuários estão pedindo o cancelamento da também chamada Bruxa do 71 por "normalizar a cultura do assédio".
A polêmica surgiu dias após o colunista Charles Blow, do jornal The New York Times, refletir sobre como personagens infantis normalizavam o comportamento, a exemplo do gambá Pepe Le Pew. O debate tomou a web e ganhou uma versão latina, provocando a revolta de usuários nas redes sociais.
"Todo mundo falava de como Pepe se jogava para cima da gata, mas não vejo ninguém se queixando da forma como a Bruxa do 71 assediava o Seu Madruga", escreveu um usuário. "Nunca deixaram de transmitir Chaves mesmo que a Bruxa do 71 se aproveitasse de Seu Madruga", questionou outro.
A polêmica também virou alvo de piada. Uma parte dos usuários acredita que há um certo exagero na comparação, conforme relatos de jornais como Prensa Libre, da Guatemala, e En Cancha, do Chile.