Oito meses antes de morrer, por conta de um câncer de estômago contra o qual lutou por anos, Ramón Valdés, intérprete do Seu Madruga, da série Chaves, estava tentando tocar os seus projetos, apesar da saúde debilitada. É o que mostra uma imagem rara do ator, publicada por sua filha Carmen Valdés, em seu perfil do Instagram. A foto mostra o artista em um aeroporto de Lima, no Peru, em 1988.
Na legenda da publicação, Carmen detalhou a imagem: “Foi o último país onde meu pai esteve, lá ele ficou muito mal”. Na imagem, é possível ver o ator segurando o braço de seu irmão Antonio “El Ratón” Valdés, que morreu neste ano, e de outra pessoa não identificada. “Meu pai voltou para o México e depois de alguns meses, rodeado por todos nós, infelizmente faleceu”, relembrou Carmen.
Ramón Valdés fumava excessivamente e, em decorrência do hábito, descobriu o câncer no estômago no começo da década de 1980. Precisou ser submetido a uma cirurgia para reduzir o órgão a um terço, em 1985. No entanto, a doença se espalhou pelo corpo do artista. Nos últimos dias de vida, ele precisou ser sedado devido às fortes dores que sentia. O óbito do intérprete do Seu Madruga foi confirmado em 9 de agosto de 1988. Ele tinha 64 anos.
Série responsável por consagrar Dom Ramón, Chaves, atualmente, está fora do ar no mundo inteiro, devido a um impasse contratual. Não existe previsão de quando a série voltará a ser exibida na TV ou disponibilizada em plataformas de streaming.