Seja na música, na dança ou no grafite, a cultura do hip hop se espalha por Porto Alegre e conquista cada vez mais jovens. Dois fatos recentes simbolizam a presença do movimento na Capital: o Rap In Cena, maior festival de hip hop do Brasil, que levou 30 mil pessoas ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho neste mês, e o Museu da Cultura do Hip Hop, primeiro da América Latina, que abriu as portas pela primeira vez no último sábado (22).
Para falar sobre esses dois eventos e entender a relação do hip hop com a cidade, Léo Saballa Jr e Paulo Germano conversam neste episódio do Perimetral Podcast com Rafa Rafuagi, rapper, escritor e empreendedor social, e com Seguidor F, rapper, ativista cultural e repórter da RBS TV. Fundador do Museu do Hip Hop, Rafuagi conta que o espaço busca preservar a história, o patrimônio e a memória da cultura hip hop, além de oferecer atividades no contraturno escolar, estágios, oficinas e educação ambiental.
– O museu vem justamente com a preocupação de evidenciar quantas histórias balizaram a construção de políticas públicas em territórios vulneráveis. E que outros jovens, outras pessoas e gestores públicos possam se inspirar a tornar o mundo mais igualitário e justo – explica Rafuagi.
O podcast é publicado toda sexta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.