O movimento é grande junto ao Cais Mauá, em Porto Alegre na manhã deste sábado (24). O motivo é a visitação gratuita ao veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. A embarcação está em Porto Alegre para as comemorações do bicentenário da Independência e ficará aberta ao público até as 18h. No domingo (25), grupos fechados farão a visitação.
Os primeiros visitantes chegaram por volta de 9h, gerando uma pequena fila. Na primeira hora, mais de 1,4 mil pessoas visitaram o barco, conforme controle da Marinha.
Uma dessas pessoas era a fisioterapeuta Sabrina Marques, 29 anos. Ela e mais três familiares saíram do bairro Niterói, em Canoas, e chegaram cedinho:
- Está muito bonito. Já tínhamos um compromisso aqui no centro de Porto Alegre e aproveitamos pra visitar.
A expectativa da Marinha é de que o movimento aumente à tarde. Até o final do dia, 10 mil pessoas devem passar pelo local.
O servidor público Ricardo Guedes, 34 anos, saiu do bairro Menino Deus com a esposa Carine o filho Otto, de três anos.
- É uma atração diferente pra Porto Alegre - avaliou Guedes.
Quem acessa o veleiro pode ficar por tempo indeterminado. Militares da Marinha prestam informações e fazem o controle pra não haver superlotação. Para quem se desloca de carro, não há estacionamento dentro do cais. Somente desembarque é permitido. Em alguns momentos, filas são formadas na faixa da direita da Avenida Mauá.
Estão previstas apresentações da banda Fuzipampa, às 10h e às 16h, próximo ao local do navio. O grupo é formado por militares músicos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande. Entre as músicas executadas e cantadas, canções de Djavan, Melin e Tim Maia.
Características do navio veleiro Cisne Branco
Comprimento total: 76 metros
Deslocamento carregado: 1.038 toneladas
Tripulação: 42 militares
Propulsão: diesel e vela
Área vélica: 32 velas x 2.195 metros quadrados, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, seis velas auxiliares e uma vela de mau tempo
Visitação pública ao navio veleiro Cisne Branco
Local: Cais Mauá, Av. Mauá, 1.050 – Centro Histórico – Porto Alegre
Data: 24 de setembro de 2022
Horário: 9h30min às 18h
Entrada: gratuita