Xará da conhecida embarcação turística que navega no Guaíba, o navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, estará em Porto Alegre para receber visitas neste sábado (24). O barco chegou à Capital nesta sexta-feira (23) e estará aberto ao público no Cais Mauá (Av. Mauá, 1.050), das 9h30min às 18h, com entrada gratuita.
Desde fevereiro, o terceiro navio com o nome Cisne Branco na Marinha está percorrendo portos nacionais e internacionais para as comemorações do bicentenário da Independência. Representando o Brasil em eventos náuticos, a "embaixada flutuante" exerce funções diplomáticas e de relações públicas.
Com propulsão a diesel (para momentos de necessidade) e 32 velas, o veleiro foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdã, na Holanda, e foi colocado no mar em 1999. Mesmo com o layout inspirado nos clippers (navios veleiros de grande eficiência do século 19), o Cisne Branco tem equipamentos de radar, meteorologia, GPS, de segurança e combate a incêndio.
Incorporado à Armada em março de 2000, o navio, de 76 metros de comprimento, ainda participou da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, percorrendo a chamada Rota do Descobrimento, que saiu de Portugal rumo ao território brasileiro. A última vez que esteve em Porto Alegre foi em janeiro de 2017, quando também ficou disponível para visitação.
Neste sábado, o público poderá sentir a sensação de estar a bordo de uma embarcação com resgates históricos, como a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que é igual à que veio com Pedro Álvares Cabral na descoberta do Brasil. Essa réplica, confeccionada por descendentes dos artesãos que esculpiram a peça original, foi um presente do governo português.
Haverá ainda apresentação da banda Fuzipampa, às 10h e às 16h, próximo ao local do navio. O grupo é formado por militares músicos do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande.
Já a curiosidade da nomenclatura está ligada a vários significados. Por ser o nome do hino da Marinha do Brasil, a expressão "Cisne Branco" é bastante comum no meio náutico. Na letra, há uma analogia entre a beleza e graça de um cisne branco e uma galera navegando. A figura do animal também indica "boa sorte" e "feliz travessia" na simbologia heráldica.
Características do navio veleiro Cisne Branco
Comprimento total: 76 metros
Deslocamento carregado: 1.038 toneladas
Tripulação: 42 militares
Propulsão: diesel e vela
Área vélica: 32 velas x 2.195 metros quadrados, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, seis velas auxiliares e uma vela de mau tempo
Visitação pública ao navio veleiro Cisne Branco
Local: Cais Mauá, Av. Mauá, 1.050 – Centro Histórico – Porto Alegre
Data: 24 de setembro de 2022
Horário: 9h30min às 18h
Entrada: gratuita
Site: https://www.marinha.mil.br/navio-veleiro-cisne-branco