Passageiros do transporte público de Porto Alegre já podem usar as novas paradas de ônibus instaladas pela cidade. Depois da primeira estrutura do novo modelo, que passou por testes na Avenida Ipiranga a partir de julho, outras 22 já estão em operação, de a cordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), até esta segunda-feira (26). As avenidas Independência, Ipiranga, Cristóvão Colombo e Pinheiro Borda são algumas das que já receberam os abrigos.
Até abril de 2023, 250 paradas devem ser instaladas pela concessionária Eletromídia. O tempo médio para substituição de cada estrutura antiga por uma nova é de dois a três dias sem chuva - por conta da concretagem da base, instalações elétricas com câmera em algumas e respectiva segurança dos dispositivos. O ritmo de instalação terá de ser de 1 parada concluída por dia e outra começando a tomar forma para que a meta inicial seja cumprida. Para isso, a Eletromidia promete atuar com pelo menos duas equipes por dia.
As novas estruturas contam com entrada USB para carregamento de eletrônicos, painel com lista de linhas do transporte público que param no ponto, assentos e iluminação em LED, além da já tradicional cobertura e proteção contra chuva e vento para quem estiver nos assentos aguardando pela condução. As peças são confeccionadas no interior de São Paulo e montadas apenas no local definido.
Do total de 1,5 mil previstos para funcionar até 2027, 180 terão um painel indicando qual o próximo ônibus a chegar na parada - como os aplicativos de celulares com acesso a internet e localização também já fazem. O investimento não sairá dos cofres da prefeitura. Todo custo de instalação e manutenção é de responsabilidade da Eletromídia, que venceu o edital de Parceria Público Privada (PPP) e será a concessionária do serviço nos próximos 20 anos.
Localizações
Vias dos bairros mais afastados, como Restinga, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta, ainda não receberam a novidade. Isso porque, segundo o titular da SMMU, Adão de Castro Júnior, o cronograma elaborado pela Eletromídia pode priorizar a instalação das paradas de acordo com a comercialização de publicidade nelas. Esta é a forma que a empresa concessionária dispõe de obter retorno pelo investimento.
— O projeto é amarrado com venda de publicidade, o que torna a instalação e a manutenção sem custo aos cofres públicos. Por isso o concessionário pode decidir o local das primeiras vendas priorizando a publicidade. Ainda assim, ele terá que contemplar todos os locais estabelecidos em contrato até 2027 — explica o secretário Adão.
— Temos um cronograma contratual à observar. As instalações são definidas considerando a demanda publicitária e/ou dos usuários. Os locais são sugeridos pela concessionária e alinhados com o poder concedente — complementa José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.
Conservação
Na manhã desta segunda-feira (26), a reportagem de GZH foi até duas das novas paradas instaladas entre os meses de agosto e setembro. Na Avenida Pinheiro Borda, antes da Padre Cacique e do Viaduto Abdias do Nascimento, as instalações elétricas ainda não estavam concluídas. No outro, na Avenida Independência, ao lado do Colégio Marista Rosário, havia menos interferência estética na estrutura física. Em nenhuma das duas os usuários utilizavam as entradas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.
— Nosso objetivo é dar mais qualidade, segurança e conforto ao usuário com a iluminação, painéis com aviso de chegada e carregador para os eletrônicos. Queremos tratar o usuário com respeito. Pedimos, sempre, que a manutenção do concessionário também seja tratada com respeito por parte do cidadão — pede o responsável pela SMMU.