O álbum de figurinhas com personagens, coisas e memes de Porto Alegre inspirado na Copa do Mundo de 2022 começou a ser entregue para os compradores na tarde deste sábado (24), junto ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção). O professor de matemática e física Marcos Müller, de 23 anos, estava entregando pessoalmente os exemplares e os pacotinhos encomendados.
— Não esperava essa receptividade, nem tanta gente interessada tão rápido. Não consegui ainda nem começar a fazer a lista de encomenda dos álbuns da semana que vem — conta Müller, que instalou uma pequena mesinha com as figurinhas expostas ao lado do busto de Santos Dumont.
O professor reflete sobre sua iniciativa:
— Ao invés de valorizarmos os jogadores de futebol, valorizamos aqui nossa cidade, personagens e artistas.
Chamado de “POA Meme Cup Qatar 2022”, o álbum possui 14 páginas e 52 figurinhas autocolantes. Também há pequenas informações ao lado das imagens, como peso e altura de alguns personagens retratados. Alguns dos memes mais conhecidos pelos porto-alegrenses, como o choque que o então apresentador do Jornal do Almoço Lasier Martins levou na Festa da Uva de 1996, ou a queda do tablet das mãos de Cristina Ranzolin, durante o mesmo programa da RBS TV, em 2019, integram a seleção de figurinhas.
— Dentro dos envelopes cuidamos para não haver figurinhas repetidas — explica o autor da ideia, salientando que já há clientes se organizando em grupos de WhatsApp para agendar encontros para a troca de figurinhas.
Após gravar um vídeo de divulgação em seu perfil no Instagram, Müller entregou durante a semana os 10 primeiros álbuns para amigos e alguns personagens retratados como o Gaiteiro do Brique e o Cara da Sunga. Neste sábado seriam entregues 125 exemplares na Redenção.
— Estou super orgulhosa. É tão gostoso de ver ele tão feliz. Tudo começou com uma brincadeira entre amigos — diz a estudante Laura Rebello, 23, namorada do docente.
O Cara da Sunga, que é um dos personagens da Capital retratados no álbum, foi prestigiar a entrega dos exemplares.
— Isso é a história orgânica de nossa cidade se manifestando através do carinho dos personagens, memes e locais — observa. — Me sinto acarinhado por fazer parte do álbum — completa.
Algumas pessoas chegavam para buscar seu álbum ou apenas adquirir alguns pacotes com figurinhas.
— É uma baita sacada e uma ideia genial que acrescenta conhecimento de diversos temas para essa gurizada — comenta o militar Márcio Afonso, 44, que escolhia algumas figurinhas expostas na mesa.
O álbum está sendo comercializado a R$ 15 para os interessados, enquanto um pacote com quatro figurinhas sai por R$ 2,50 (pouco mais que metade do valor cobrado por pacote do álbum oficial da Panini da Copa do Mundo). O projeto não tem fins lucrativos.
— Estou sabendo desse projeto agora. Achei maravilhoso — elogia a aposentada Hélade Schroeder, 76, que folheava, encantada e curiosa, as páginas da publicação.
A terceirizada Maria Rita, 23, compartilha que ficou sabendo da iniciativa pelo Instagram de um personagem retratado no álbum que ela segue nas redes sociais.
— Achei genial, isso é uma coisa muito característica de Porto Alegre — resume.
Elogios eram uma unanimidade no local.
— É uma forma de participar da Copa do Mundo sem gastar muito — afirma o engenheiro Guilherme Lopes, 24, que já ia começar a colar as imagens em seu álbum.
Algumas pessoas que passeavam e aproveitavam a tarde ensolarada pelo parque demonstravam curiosidade e se aproximavam do grupo para ver do que se tratava. Neste domingo (25), Müller estará no mesmo lugar perto do Monumento ao Expedicionário, a partir das 9h, entregando mais álbuns. Para quem quiser encomendar um exemplar, basta mandar mensagem para o seu perfil do Instagram (chickentv).