O transporte público de Porto Alegre é um problema crônico e que se agrava ano após ano. Se antes da pandemia a situação já era delicada, agora, o sistema dá ainda mais sinais de esgotamento: o número de passageiros caiu e linhas foram desativadas.
Neste episódio do Perimetral Podcast, Léo Saballa Jr e Paulo Germano recebem Luis Antonio Lindau, PhD em transporte e diretor do programa de cidades do instituto WRI Brasil, que explica o problema e apresenta possíveis soluções. Para o especialista, é preciso criar fontes extras para além da tarifa dos ônibus, como já fazem cidades da Europa, como Lisboa.
– Se não for cobrada alguma taxa do automóvel, vai sair do cofre público. E, ao tirar do cofre público, vamos estar reduzindo outros investimentos da cidade – argumenta.
Cobrança de estacionamento de longa permanência em locais movimentados, taxação de mobilidade dos empregados para empresas e taxação de congestionamento seriam algumas das fontes de receitas extra-tarifárias apresentadas por Lindau para tornar o transporte público da Capital sustentável financeiramente.
O podcast é publicado toda sexta-feira no site e aplicativo de GZH, além das plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e SoundCloud.