Em ação noturna da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, 10 escorpiões-amarelos foram capturados no Centro Histórico na noite da terça-feira (28). Eles foram encontrados em caixas de telefonia na região da Praça Dom Feliciano. Outros dois foram visualizados, mas não capturados, e dois foram encontrados mortos.
A vistoria ocorreu nos acessos de telefonia, luz e esgoto da região. O Centro Histórico é o bairro que concentra o maior número de ocorrências de visualização destes animais peçonhentos em Porto Alegre. Conforme o balanço da Vigilância em Saúde, neste ano, foram visualizados e capturados 220 escorpiões-amarelos no Centro. Outros 92 foram visualizados no bairro Mário Quintana, dois no Anchieta, dois no Passo D’Areia e dois no Menino Deus.
Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação da Vigilância em Saúde é que a população mantenha as moradias limpas no entorno, com a grama aparada, e elimine todo o entulho ou lixo dos arredores da casa. Dentro da residência, as soleiras das portas devem ser vedadas com sacos de areia ou friso de borracha. Além disso, é recomendado instalar telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha, para impedir a entrada dos animais.
A picada do escorpião-amarelo causa dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, os sintomas podem incluir alterações cardíacas e tremores, entre outros. A recomendação é que a vítima seja encaminhada o mais rápido possível para atendimento médico. Em Porto Alegre, a referência para acidentes é o Hospital de Pronto Socorro (HPS).