Após quatro meses, foi finalizada a demolição do prédio da antiga Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre, localizado na entrada do Túnel da Conceição.
Antes dos serviços começarem, a Guarda Municipal chegou a retirar moradores de rua que estavam no local. O imóvel estava desocupado há cinco anos.
Ele tinha cinco andares, distribuídos em 3.813 m², com 1.358,62 m² de área construída. O prédio foi inaugurado em 1972.
A demolição custou R$ 351,95 mil e foi definida em março, após vistoria de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi). A equipe identificou que o prédio precisava ser fechado imediatamente.
O trabalho foi realizado pela empresa Base Demolições & Serviços, contratada pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap).
- Nós atendemos a uma recomendação técnica de demolir o imóvel, o qual apresentava risco iminente de desabamento, servia há anos como centro de consumo e distribuição de drogas, além de ponto de prostituição. Além disso, o local será valorizado com a retirada da edificação, gerando recursos para o Fun-Patrimônio, que serão aplicados na manutenção dos bens municipais - destaca o secretário André Barbosa.
A demolição ocorreu de forma manual e mecânica. Implosões foram descartadas por causa dos imóveis próximos que existem no entorno do prédio da prefeitura.
Terreno à venda
O imóvel entrou na relação de mais de 90 bens que a prefeitura quer vender. E já há empresas interessadas no terrreno, que tem boa valorização, por causa da sua localização.
A área, sem a demolição, estava avaliada em mais de R$ 6 milhões. Agora, a Smap está renovando a regularização do terreno, sem o prédio. Depois disso, uma nova avaliação do local será realizada.
A estimativa da secretaria é que a área receba uma valorização extra de R$ 700 mil. O terreno já foi aprovado para alienação na Câmara de Vereadores em maio.
O objetivo é usar os recursos arrecadados na recuperação e manutenção de outros espaços da cidade como parques, praças, Mercado Público ou ações de revitalização de zonas como o Centro Histórico.
UFRGS desistiu
O imóvel chegou a ser oferecido para a UFRGS, que demonstrou interesse em ocupá-lo com o Parque Científico e Tecnológico da UFRGS – Parque Zenit. Também funcionaria a Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (Sedetec) da universidade, e a sede do programa Pacto Alegre - que visa fomentar demais ações da universidade relacionadas à inovação.
A parceria duraria 30 anos. Em troca, a universidade providenciaria as obras de revitalização externa e interna do imóvel. Porém, após 12 meses, as negociações foram encerradas pela UFRGS. A prefeitura chegou a recusar outras propostas enquanto aguardava as definições da instituição.