Jocimar Farina

Jocimar Farina

Jornalista formado pela Unisinos e pós-graduado em Especialização em Ciências Penais pela PUCRS. Apresentador e repórter da Rádio Gaúcha, além de comentarista da RBS TV, acompanha o andamento, ou não, dos principais projetos e obras de mobilidade do Rio Grande do Sul.

Nem BR-116, nem BR-448
Notícia

Canoas terá nova alternativa de deslocamento para Porto Alegre; entenda

Após concluída, via terá mais de oito quilômetros de pista duplicada

Jocimar Farina

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Depois da construção da Rodovia do Parque, a zona oeste de Canoas vai ganhar uma nova alternativa de ligação rápida entre os bairros Mathias Velho e Rio Branco. E ela será identificada como a 1ª Perimetral da cidade.

A obra envolve a duplicação de 8,2 quilômetros, da Avenida Engenheiro Irineu Carvalho de Braga, no bairro Rio Branco, passando pela Rua Roberto Francisco Behrens e chegando na Rua República, no bairro Mathias Velho. Em todo o traçado da 1ª Perimetral haverá uma faixa dedicada à ciclovia.

A expectativa da prefeitura é que 20 mil veículos passem pela região. A construção foi dividida em oito lotes. 

Dois deles, no bairro Mathias Velho, já estão prontos desde 2016 - um trecho de um quilômetro da Rua da República. Foram investidos R$ 30 milhões. O recurso veio de verba federal e financiamento externo.

Em março de 2022, as obras começaram em uma área de dois quilômetros, na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho de Braga, entre os bairros Fátima e Rio Branco. Atualmente, 55% dos serviços já ocorreram. 

A obra está sendo realizada pelo consórcio T7 Perimetral Oeste. A duplicação deste trecho foi orçada em R$ 41,6 milhões e, atualmente, está custando R$ 45,6 milhões. O investimento ocorre a partir de financiamento obtido pela prefeitura.

Os trabalhos em andamento devem ser finalizados em pouco mais de seis meses. De acordo com a prefeitura, a obra tem permitido o fim dos lixões clandestinos, fechamento de valas, construção de calçadas e nova pavimentação. 

Dos outros cinco trechos, um está em processo de licitação. Ele deverá custar R$ 8,3 milhões. Os demais deverão ser contratados no ano que vem, ao custo estimado de R$ 20 milhões. 

A promessa da prefeitura é entregar todo o trecho duplicado ainda em 2024. O investimento previsto em toda a obra gira em torno de R$ 115,8 milhões.

- É uma obra que vai mudar a vida dos moradores de Canoas. Vai permitir que todos os canoenses possam atravessar a cidade em 15 minutos. Vai desenvolver os bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho. Vai facilitar o acesso à BR-448, sem ter que enfrentar os congestionamentos da Avenida Guilherme Schell e BR-116 - destaca o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques.

O Plano Diretor já prevê a ligação futura da Perimetral com a BR-386. Já com relação a possível ligação da avenida com a Freeway, a prefeitura ainda não realizou estudos.


Origem 

A ideia da construção surgiu entre 2009 e 2010, por causa dos congestionamentos da BR-116 e da Avenida Guilherme Schell. Com a obra finalizada, a prefeitura pretende criar um anel viário em Canoas, dando uma nova opção de deslocamento, e ainda criando novos espaços de lazer e de esporte na região, com construção de quadras de esporte, pista de skate, academia e banheiros.


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