Depois da construção da Rodovia do Parque, a zona oeste de Canoas vai ganhar uma nova alternativa de ligação rápida entre os bairros Mathias Velho e Rio Branco. E ela será identificada como a 1ª Perimetral da cidade.
A obra envolve a duplicação de 8,2 quilômetros, da Avenida Engenheiro Irineu Carvalho de Braga, no bairro Rio Branco, passando pela Rua Roberto Francisco Behrens e chegando na Rua República, no bairro Mathias Velho. Em todo o traçado da 1ª Perimetral haverá uma faixa dedicada à ciclovia.
A expectativa da prefeitura é que 20 mil veículos passem pela região. A construção foi dividida em oito lotes.
Dois deles, no bairro Mathias Velho, já estão prontos desde 2016 - um trecho de um quilômetro da Rua da República. Foram investidos R$ 30 milhões. O recurso veio de verba federal e financiamento externo.
Em março de 2022, as obras começaram em uma área de dois quilômetros, na Avenida Engenheiro Irineu Carvalho de Braga, entre os bairros Fátima e Rio Branco. Atualmente, 55% dos serviços já ocorreram.
A obra está sendo realizada pelo consórcio T7 Perimetral Oeste. A duplicação deste trecho foi orçada em R$ 41,6 milhões e, atualmente, está custando R$ 45,6 milhões. O investimento ocorre a partir de financiamento obtido pela prefeitura.
Os trabalhos em andamento devem ser finalizados em pouco mais de seis meses. De acordo com a prefeitura, a obra tem permitido o fim dos lixões clandestinos, fechamento de valas, construção de calçadas e nova pavimentação.
Dos outros cinco trechos, um está em processo de licitação. Ele deverá custar R$ 8,3 milhões. Os demais deverão ser contratados no ano que vem, ao custo estimado de R$ 20 milhões.
A promessa da prefeitura é entregar todo o trecho duplicado ainda em 2024. O investimento previsto em toda a obra gira em torno de R$ 115,8 milhões.
- É uma obra que vai mudar a vida dos moradores de Canoas. Vai permitir que todos os canoenses possam atravessar a cidade em 15 minutos. Vai desenvolver os bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia e Mathias Velho. Vai facilitar o acesso à BR-448, sem ter que enfrentar os congestionamentos da Avenida Guilherme Schell e BR-116 - destaca o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques.
O Plano Diretor já prevê a ligação futura da Perimetral com a BR-386. Já com relação a possível ligação da avenida com a Freeway, a prefeitura ainda não realizou estudos.
Origem
A ideia da construção surgiu entre 2009 e 2010, por causa dos congestionamentos da BR-116 e da Avenida Guilherme Schell. Com a obra finalizada, a prefeitura pretende criar um anel viário em Canoas, dando uma nova opção de deslocamento, e ainda criando novos espaços de lazer e de esporte na região, com construção de quadras de esporte, pista de skate, academia e banheiros.