Uma semana após o início das inscrições para participar do Acampamento Farroupilha 2022, em Porto Alegre, cerca de 50 piquetes confirmaram o interesse em participar dos festejos em setembro. O número representa 16% da meta de 300 inscritos estipulada pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Na última edição, em 2019, foram registrados 364 piquetes.
As inscrições se encerram em 1º de julho e, por isso, ainda há tempo para que os piqueteiros possam se candidatar a uma vaga no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Os organizadores seguem otimistas em que a procura aumente nos próximos dias, já que, em um balanço inicial feito em abril, 329 pessoas haviam revelado interesse em instalar suas estruturas durante o evento.
A presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso, explica que, em razão da atual situação financeira, é pouco provável que o resultado da consulta de dois meses atrás não se confirme na prática.
— Estamos vendo que a procura está alta, muita gente está nos ligando e pedindo informações. Mas sabemos que durante a pandemia os piquetes ficaram sem realizar eventos, e os custos estão mais altos. Quando fizemos o balanço, ainda não havíamos divulgado o preço dos lotes, isso faz diferença. Quem se inscrever estará demonstrando um ato de bravura e amor pela nossa cultura — afirma Liliana.
Para tentar amenizar a situação, a organização baixou o custo da taxa de inscrição de R$ 1,4 mil para R$ 1 mil à vista. É possível também pagar em duas vezes o valor de R$ 1,1 mil em para piquetes tradicionais e R$ 3 mil para associações e empresas. Os valores são destinados ao custeio de energia elétrica, consumo de água, limpeza do parque e recolhimento de lixo e resíduos.
Uma reunião com os interessados deve ocorrer na quarta-feira (22) para que a comissão possa tirar dúvidas e alinhar as regras do processo. Quem ainda não se inscreveu também poderá participar do encontro.
O acampamento retorna após dois anos suspenso em razão da pandemia. Será o primeiro evento realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho desde o início da concessão da empresa GAM3 Parks, responsável pela área desde março de 2021.
Como funciona a inscrição
As inscrições podem ser feitas somente de forma presencial. Os interessados devem comparecer no saguão do Centro Municipal de Cultura (Av. Érico Veríssimo, 307, Menino Deus). O atendimento funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h. A partir do dia 27, será das 14h às 18h.
No local, é necessário apresentar o Alvará de Acampamento de 2019, ata da eleição da patronagem atual e o projeto cultural impresso, que deve abordar o tema "Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras", escolhido para os festejos farroupilhas deste ano.
A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas publicará em 8 de julho a relação das entidades homologadas para o Acampamento. Assim que escolhidos, os donos dos piquetes poderão realizar o pagamento. Quem não for contemplado poderá apresentar recurso entre 11 a 15 de julho pelo e-mail acampamentofarroupilha@gmail.com.
Em 22 de julho será publicada a lista final das entidades aptas a participar. Elas deverão fazer a entrega, também presencial, do documento que comprove a taxa de inscrição. A data e o local dessa entrega ainda não foram divulgados.