Os tradicionais piquetes gauchescos vão voltar ao Parque Maurício Sirotsky no próximo Acampamento Farroupilha, em setembro, em Porto Alegre, em número superior ao que muitos acreditavam inicialmente.
Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Cultura na manhã deste sábado (23) revela que 329 interessados se inscreveram para instalar estruturas durante o evento - patamar considerado acima das expectativas pelos organizadores.
O prazo para manifestação dos interessados em participar do evento havia se encerrado na noite de sexta-feira. A definição sobre o número exato de piquetes a ser autorizado e quais inscritos serão atendidos será tomada a partir de 26 de abril pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas.
Segundo informação da Secretaria da Cultura, nessa data, a "Comissão Municipal passa a se reunir para ajustar os nomes das entidades que acamparão no Parque Harmonia respeitando o limite estabelecido pela Concessionária GAM3 Park."
Nos dois anos anteriores não houve montagem de estruturas no interior do parque em razão do período mais crítico da pandemia. Agora, elas serão permitidas em um formato padrão de 10 metros de largura por 10 metros de comprimento (cem metros quadrados) para atender a normas de segurança contra incêndio e facilitar a circulação de pessoas, além de privilegiar condições de igualdade entre os participantes.
A prefeitura esclarece que o preenchimento dos formulários para buscar uma vaga no parque "não garante o direito de acampar, nem mesmo o local ocupado pelo piquete em anos anteriores". Essas definições serão divulgadas pela comissão municipal que inclui representantes do Executivo, da Câmara de Vereadores e do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore da Secretaria de Estado da Cultura, entre outras entidades.