Um grupo de camponeses e agricultores familiares faz uma manifestação, na manhã desta quarta-feira (4), em frente à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na Rua Siqueira Campos, no centro de Porto Alegre. O objetivo é reivindicar auxílio aos trabalhadores do campo que foram afetados pela estiagem no Estado.
O grupo solicita liberação de um auxílio e de crédito emergencial. Uma das faixas levadas diz "Governador, chega de enrolação. Cumpra as promessas! Crédito e auxílio emergencial já! Queremos continuar produzindo alimentos".
Há manifestantes tanto na Avenida Mauá quanto na Siqueira Campos, do lado de fora do prédio da Sefaz. Parte deles estava coberto por uma lona devido à chuva que atingia a cidade no início da manhã — eles estão na calçada, e não há bloqueios de trânsito.
O protesto reúne militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS).