O rompimento de uma adutora, que gerou um grande alagamento em vias vizinhas ao Parque da Redenção, em Porto Alegre, na manhã de terça-feira (10), causou outros transtornos para os moradores da Capital. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o abastecimento de pelo menos 18 bairros foi afetado pelo conserto emergencial.
O serviço foi finalizado às 2h desta quarta-feira (11). O abastecimento já começou a ser normalizado — o que pode demorar nas partes mais altas.
— Durante todo o dia, foram feitas manobras na rede para tentar diminuir a vazão da água na tubulação, porém, sem sucesso, sendo necessária a parada da estação para esvaziar a tubulação — disse o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.
A autarquia explica que o serviço de alta complexidade na tubulação de 500 milímetros de diâmetro em ferro fundido afetou o abastecimento nos bairros Auxiliadora, Azenha (parte), Bela Vista, Bom Fim (parte), Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta (parte), Independência, Jardim Botânico (parte), Moinhos de Vento, Mont'Serrat, Petrópolis, Praia de Belas (parte), Rio Branco, Santa Cecilia, Santana e São João (parte).
Segundo Dmae, o departamento colocou à disposição caminhões-pipa para o abastecimento dos locais de saúde., tendo em vista que há diversos hospitais na região.
O órgão também alerta que, após a retomada do abastecimento, podem ocorrer casos pontuais de turbidez na água e orienta que os afetados entrem em contato com o Departamento pelo telefone 156, opção 2, para que os técnicos possam mapear e fazer as manutenções necessárias.
Trânsito e iluminação
Durante a manhã, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou o tráfego na Avenida Loureiro da Silva e na Rua Engenheiro Luiz Englert, onde ocorreu o alagamento. As vagas de estacionamento localizadas próximo ao viaduto foram isoladas por cavaletes.
A energia elétrica também precisou ser desligada temporariamente para a realização de reparos em um poste, próximo ao campus da Ufrgs, que sucumbiu à força da água. A equipe da a IPSul, empresa responsável pela iluminação pública da Capital, chegou ao local por volta de 11h e retirou o poste. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smurb), a estrutura comprometida deve ser recolocada futuramente.