Quem passou pela Avenida Alberto Bins na noite da última sexta-feira (6), teve o olhar voltado para o que acontecia no terraço do hotel Plaza São Rafael. Por volta de 23h, um homem saltou do prédio, se projetando em direção ao prédio lateral e aterrissando sobre um semáforo. O vídeo da manobra viralizou nas redes sociais e deixou uma série de dúvidas sobre o que, de fato, havia acontecido no Centro Histórico de Porto Alegre.
O autor da manobra arriscada, o psicólogo Bruno Proença, 43 anos, é quem explica. Ele conta que há cerca de uma década é praticante do base jumping, uma modalidade de paraquedismo em que os esportistas se projetam do alto de pontes, penhascos e prédios. E, ao contrário do que as imagens possam sugerir, tudo ali foi minuciosamente planejado, segundo ele.
— Fui na festa que aconteceu na quinta-feira no roof top (terraço) do Plaza e soube que teria uma segunda, na sexta-feira. Eu só decidi saltar porque eu tinha analisado tudo — afirma.
O paraquedista conta que chegou à festa com a roupa e equipamento para o salto em uma mochila, sem chamar a atenção. Ele relata que alguns amigos o ajudaram vigiando a rua que, naquele horário, tinha pouca circulação de veículos. O prédio tem 17 andares e 52 metros de altura.
A administração do Plaza afirmou, em nota publicada em rede social, que não tinha conhecimento da intenção do homem de efetuar o salto e que "tomará as medidas cabíveis".
Morador do bairro Jardim Carvalho, Proença salta de paraquedas desde os 17 anos, mas após realizar saltos de aviões durante muitos anos, o desejo de desafiar a si mesmo falou mais alto e o base jumping entrou na sua vida.
— A minha disputa é comigo mesmo. Me sinto incentivado pelo desafio. Estou sempre em busca de algo novo — sublinha.
Em vídeos no canal do YouTube e do Instagram, Bruno compartilha seus feitos. Entre os pontos registrados está a chaminé da Usina do Gasômetro, a nova ponte do Guaíba, o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa, no Vale do Taquari, e a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Ele também diz que já saltou seis vezes do prédio do Daer-PGE e estuda um novo prédio no bairro Menino Deus, de onde pretende pular em breve.