Um problema em uma tubulação causou um grande alagamento na Avenida Loureiro da Silva e na Rua Engenheiro Luiz Englert, ao lado do Parque da Redenção, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (10). Técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que estiveram no local confirmaram a GZH que houve rompimento de uma adutora.
Desde o início da manhã, chamou atenção a quantidade de água acumulada nas duas vias. Trechos das calçadas também são afetados. Houve bastante lentidão, mas a situação do trânsito foi normalizada por volta do meio-dia.
Os carros que circulavam pelo local precisaram passar devagar, e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientou o tráfego. As vagas de estacionamento localizadas próximo ao viaduto foram isoladas por cavaletes.
Devido à quantidade de água, a calçada em frente ao campus da Ufrgs ficou totalmente alagada. Um poste de iluminação que fica no local, próximo à adutora, entortou devido à força da água — ele foi retirado no fim da manhã.
Técnicos do Dmae fecharam os registros da região para drenar a rede, o que causou diminuição do alagamento. Isso causa falta de água nos bairros Centro Histórico e Farroupilha.
Para que o conserto da adutora rompida seja feito, é necessário o desligamento da iluminação — a IPSul, responsável pela iluminação pública, chegou ao local por volta das 11h. Depois disso, técnicos do Dmae poderão verificar a situação mais de perto, sem risco.