Os saudosos já podem comemorar: o tradicional passeio de trenzinho no Parque da Redenção, em Porto Alegre, será retomado no final de abril. O veículo recebe agora os ajustes para operar a todo vapor, assim como o prédio da bilheteria no parque.
A carroceria do novo trem — que terá painel solar para fornecer eletricidade — está sendo pintada e recebendo detalhes, como decoração, estofamento, câmera, iluminação, sonorização e até mesmo máquina de fumaça. Serão dois vagões, com capacidade para 24 pessoas cada. O veículo será movido a diesel.
Uma estação de trem será montada para receber os passageiros, com um poste de luz antigo e bancos de 1935, restaurados. A área ao redor também receberá um projeto de paisagismo. O trajeto da viagem começará na estação, passando pelo lago e depois em frente ao Monumento ao Expedicionário, dando a volta no parque.
A bilheteria ficará no antigo prédio do postinho, em frente ao pedalinho e perto da pracinha, próximos ao espelho d’agua e à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A empresa Sólidos Equipamentos Infantis, vencedora da licitação para operar o serviço e já permissionária do Parquinho da Redenção e dos pedalinhos, faz agora as últimas adequações na edificação para a abertura, em data a ser definida.
O trenzinho funcionará todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, assim como os pedalinhos. O preço e os horários dos passeios ainda não foram definidos. A expectativa, segundo Isabel Sokolnik, sócia da empresa, é alta.
— O trem é um equipamento tradicional do parque, tem muita gente que vai no pedalinho, no parquinho, e pergunta. Quem é de Porto Alegre sabe, são muitos anos na Redenção. Nossa ideia é trazer um equipamento bem qualificado — ressalta Isabel.