Somente nos 14 primeiros dias de abril, Porto Alegre registrou 55 furtos a lâmpadas do sistema de iluminação pública — uma média de quatro ataques diários. Conforme dados da concessionária IPSul e da prefeitura, em todo o mês de março foram 78 casos.
Os números são bem maiores do que os registrados em janeiro e fevereiro, que somaram três ocorrências. No total, foram 136 furtos de luminárias desde o início do ano na Capital.
A ocorrência mais recente ocorreu no último fim de semana, quando nove postes foram derrubados dentro do Parque Marinha do Brasil, e luminárias com lâmpadas de LED e cabos foram levados. Em março, às vésperas do aniversário da cidade, criminosos furtaram 56 projetores luminosos que ficavam no chão do Parque da Redenção e iluminavam os recantos Oriental, Europeu, Alpino e o Obelisco Israelita.
Nos próximos dias, prefeitura e concessionária pretendem instalar um sistema antifurto para diminuir os casos de vandalismo. A ideia é concretar as luminárias que ficam no chão, mas ainda não há previsão de quando a medida será adotada.
— Nós temos que nos antecipar aos vândalos. Temos que nos preparar para estar na frente de quem faz esse tipo de ação — diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
Além disso, postes também serão concretados para evitar ações semelhantes à ocorrida no Marinha. O cobre das luminárias está sendo substituído por alumínio, que tem menor valor comercial.
Já em relação ao furto de cabos, foram 61 casos desde o início do ano. Quatorze em janeiro, 25 em fevereiro, 15 em março e sete em abril.
A Guarda Municipal afirma que vai intensificar os patrulhamentos em conjunto com outros órgãos de segurança e fiscalização, além de efetuar operações em locais que potencialmente podem ser receptadores dos equipamentos furtados.
Em caso de luzes apagadas, a prefeitura lembra que os contribuintes podem pedir o conserto pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156. Todas as equipes que fazem a manutenção estão devidamente uniformizadas e identificadas. Caso presencie alguma situação suspeita de furto de fiação ou poste, deve-se acionar a Guarda Municipal pelo telefone 156.