A sede da Carris, na Rua Albion, no bairro Partenon, em Porto Alegre, está operando com geradores nesta sexta-feira (15) após sofrer uma tentativa de furto de cabos de energia, na qual os fios foram queimados, por volta da 1h30min da madrugada. O crime não chegou a afetar a circulação das linhas de ônibus da Carris, mas gerou problemas em diversos setores e serviços, como limpeza, manutenção e abastecimento dos veículos.
Uma empresa terceirizada está atuando no reparo dos cabos para restabelecer a energia. Os trabalhos incluem a troca dos fios, a locação de um gerador e a mão de obra, totalizando custos de cerca de R$ 40 mil em prejuízo aos cofres públicos.
— É mais uma ação de desalmados que não pode ficar impune. Acionamos a polícia e estamos em busca de imagens para identificar os suspeitos. Não vamos desistir de combater e punir criminosos. Ajude denunciando pelos telefones 153 ou 156 — afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
— Felizmente, a ação criminosa não afetou a operação, que seguiu normalmente, com o cumprimento de todas as tabelas horárias desde as primeiras horas da manhã, sem prejuízos à população da Capital — acrescentou Maurício Cunha, diretor-presidente da Carris.
O município vem enfrentando problemas com iluminação e outros equipamentos públicos, com ataques constantes em parques, semáforos e paradas de ônibus. Nesta semana, a prefeitura criou uma força-tarefa com as forças de segurança para tentar coibir a ação dos bandidos.
De janeiro a abril deste ano, pelo menos 136 luminárias e 1,2 mil metros de cabos foram furtados em Porto Alegre, de acordo com a concessionária IPSul. A Redenção, o Parque Marinha do Brasil e o Parcão são os locais onde há maior incidência desse tipo de crime.
Em relação ao mobiliário de trânsito, 61 casos de furtos de fiação foram registrados no primeiro trimestre. Do total, 38 ocorrências, ou seja, mais da metade, aconteceram em março. O 4º Distrito e a Terceira Perimetral são os maiores alvos dessa prática. A prefeitura destaca que, além do prejuízo financeiro, esses crimes podem causar riscos a quem os pratica e ao cidadão que circula pelas ruas.
Caso presencie alguma situação suspeita de furto de fiação, seja na iluminação ou em mobiliários de trânsito, a prefeitura solicita que se acione a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 156.