Com a falta de água causada pelo rompimento de uma adutora em Porto Alegre, seis hospitais da cidade foram abastecidos na manhã desta sexta-feira (29) com caminhões-pipa. A água foi colocada diretamente nos reservatórios dos hospitais Moinhos de Vento, Clínicas, Presidente Vargas, Ernesto Dornelles, Fêmina e HPS, além do Centro de Diálise e Transplante.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), as instituições de saúde têm contato direto com o departamento e podem solicitar novamente o serviço, caso seja necessário.
O rompimento da adutora de 50 centímetros ocorreu no fim da tarde dessa quinta-feira, durante o serviço de uma empreiteira para a Sulgás. Com isso, houve um grande vazamento de água na região.
O conserto ocorre ao longo desta sexta. Até por volta das 11h30min, as equipes ainda faziam escavações para chegar à adutora, considerada de grande diâmetro. Era possível ver a rede e também a abertura na tubulação, sinalizando o rompimento.
Um grande buraco foi aberto para a obra na Rua Castro Alves, quase na esquina com a Fernandes Vieira. A Castro Alves tem bloqueio total entre a Felipe Camarão e a Fernandes Vieira — essa tem restrição de somente meia faixa.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento precisou suspender as atividades. Estão sem água os bairros Auxiliadora, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Independência, Moinhos de Vento, Mont' Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília e Santana, além de parte dos bairros Bom Fim, Azenha, Floresta, Jardim Botânico, Praia de Belas e São João.
O serviço do Dmae deve seguir ao longo de todo o dia. Depois do término, inicia-se a normalização do sistema e do abastecimento. Em algumas áreas, o retorno da água pode ocorrer somente na madrugada de sábado.