Uma adutora de 50 centímetros de diâmetro foi rompida durante manutenção na rede de gás natural da Sulgás, na tarde desta quinta-feira (28), na Rua Fernandes Vieira com a Rua Castro Alves, no bairro Bom Fim.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi informado pela Construtora Sintra sobre o imprevisto e anunciou um plano de ação, que envolve até mesmo o uso de caminhões-pipa para manter o abastecimento de água aos hospitais da região.
Devido ao problema, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento precisou suspender a operação. A previsão é de que o abastecimento siga normal durante a noite de quinta-feira, com fornecimento de água para a região a partir de um reservatório.
O desabastecimento começou por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (29) nos bairros Auxiliadora, Bela Vista, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Independência, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santa Cecília e Santana.
Parte dos bairros Bom Fim, Azenha, Floresta, Jardim Botânico, Praia de Belas e São João também vão enfrentar a mesma dificuldade.
Como medida de emergência, caminhões-pipa estão sendo utilizados para abastecer os hospitais Moinhos de Vento, Presidente Vargas, Ernesto Dornelles e Pronto Socorro, que ficam na área afetada.
A previsão de duração do serviço é durante toda a sexta-feira. Depois do término, inicia a normalização do sistema e do abastecimento, que pode ocorrer em algumas áreas até a madrugada de sábado (30).