Além de mentor internacional do Pacto Alegre, o professor espanhol Josep Miquel Piqué agora também carrega o título de cidadão de Porto Alegre. A honraria foi entregue pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo, na tarde desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal.
Após anos de contribuição para iniciativas que visam transformar a capital gaúcha em um ambiente moderno e acolhedor para o empreendedorismo, Piqué foi selecionado para receber a condecoração. A solenidade contou com a presença de membros de instituições e universidades que compõem o Pacto Alegre, além de autoridades.
Um marco na carreira do professor foi a criação do projeto 22@, em Barcelona. A ação, que é considerada uma das mais inovadoras da Europa, revitalizou cerca de 200 hectares de uma região urbana em estado de abandono. A área estava para a capital da Catalunha como hoje está o 4º Distrito para Porto Alegre. Outro destaque na carreira de Piqué, que é engenheiro de telecomunicações, foi o projeto de revitalização da cidade de Medellín, na Colômbia.
Piqué teve contato com Porto Alegre a partir da relação com o Tecnopuc e através do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Jorge Audy. A relação institucional com a prefeitura de Porto Alegre começou ainda na gestão do prefeito José Fortunati, tendo sequência na administração de Nelson Marchezan Júnior.
Essa conexão fez com que participasse da concepção do Pacto Alegre, juntamente com as lideranças das universidades da Aliança pela Inovação — UFRGS, PUCRS e Unisinos. Piqué é consultor do movimento lançado em 2018, que integra universidades, sociedade civil e poder público para desenvolver em uma agenda de ações concretas pela inovação para a Capital e estimular o empreendedorismo.
Durante a solenidade, Melo destacou o papel da inovação no desenvolvimento da cidade que está diretamente atrelado aos avanços do Pacto Alegre. O chefe do Executivo recordou a sua incursão em Barcelona, quando pôde ver de perto as melhorias implementadas pelo 22@.
— Para a nossa cidade ser inovadora ela tem que ter talentos. E temos enviado talentos para o mundo, o que é um sinal de que estamos no caminho certo — comentou.
Melo também destacou a chegada a Porto Alegre do South Summit Brasil, que ocorre de 4 a 6 de maio e frisou o empenho do governo do Estado, prefeitura e o Pacto Alegre para viabilizar e atrair o evento.
— O South Summit não chegou aqui por acaso. Muito se deve ao Pacto Alegre, que hoje é um exemplo de transformação da nossa cidade. Este título é para que tu trabalhes um pouco mais em Porto Alegre — disse Melo antes de entregar o diploma de cidadão honorário a Piqué.
Na sequência, o vice-prefeito Ricardo Gomes entregou a medalha ao homenageado. Emocionado e sob aplausos, o professor catalão lembrou de suas passagens por Porto Alegre e agradeceu a honraria.
— Receber este título para mim é uma honra, principalmente porque me senti parte de Porto Alegre desde o primeiro momento. Desde 2015, já estive pelo menos 12 vezes na cidade, duas vezes por ano pelo menos. Tenho um sentimento de pertencimento à cidade e, com esse reconhecimento, me sinto em casa aqui — disse o professor.