Integrando os avanços do presente às perspectivas para a Capital do futuro, o Pacto Alegre promoveu, na noite desta quarta-feira (27), um encontro de apresentação da Marca de POA. A reunião, que ocorreu no Nau Live Space, no bairro São Geraldo, e foi à aberta à comunidade, contou com a participação do consultor internacional do projeto, o professor catalão Josep Piqué.
Iniciado em 2018, o Pacto Alegre é uma ação que une poder público, universidades como Unisinos, UFRGS, PUCRS, sociedade civil e iniciativa privada com o objetivo de transformar a capital gaúcha em um polo internacional de inovação. Com a chegada de Piqué à Capital, uma série de eventos foi programada para esta semana (veja abaixo).
— Estamos iniciando a semana Piqué, com uma série de encontros. Um dos nossos projetos mais importantes é o Marca de POA, que está entregue. Está sendo, inclusive, estudo de caso em outros ecossistemas, mas temos agora a missão de começar a aplicar esta marca e fazer com que ela seja vivida pelos porto-alegrenses. Temos que trabalhar para que a marca seja uma narrativa de qual cidade estamos criando. Ela tem que estar alinhada a um posicionamento de cidade, um citybranding — disse o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva.
Convidada a assumir o microfone pelo coordenador, a head de estratégia do projeto, Daniela Lompa Nunes, apresentou a trajetória de construção da marca que representa a Capital, divulgada em fevereiro deste ano após uma consulta popular. Ela destaca que o logo traduz uma cidade que está se reencontrando consigo mesma, com a comunidade e com o rio.
— Temos um símbolo que representa essa união, esse voluntariado, essa vontade que as pessoas têm de melhorar a cidade. É um projeto super bonito que traz essa ideia de que a Capital é um lugar pra se encontrar — sublinha Daniela.
O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, entregou uma placa em reconhecimento ao trabalho dos designers responsáveis pela construção da marca, Atila Franco, Henrique Luzzardi, Paula Langie e Isabel Hurovich.
— Acredito que nenhum projeto tenha captado tanto o espírito do Pacto quanto este, porque ele captura a essência da proposta e nos inspira — comentou Audy.
A designer e doutoranda da Universidade de Lisboa (Ulisboa), Paula Malamud, apresentou sua pesquisa acadêmica realizada a partir de um estudo de caso que teve como objeto a Marca de Poa. Na sequência, as designers Lu Zorzo e Carol D'Avila apresentaram o manual e aplicações da marca, que conta com uma fonte desenvolvida especialmente para este projeto chamada Porto Alegre Sans. Os materiais gráficos e informações sobre a iniciativa podem ser acessados pelo site oficial.
A loja Z Café apresentou um exemplo de aplicação da marca que pretende implementar, utilizando-a em copos, botoms, camisetas, bonés, capas de celulares e sacolas. Um destaque de aplicação será o ônibus da Linha Turismo, que deve fazer a sua primeira viagem exibindo a nova marca pelas ruas de Porto Alegre nesta quinta-feira (28), às 10h. Além disso, na proa do barco Cisne Branco, que navega diariamente pelo Guaíba, já tremulam bandeiras com o novo logo da Capital.
Referência em inovação
Intitulado Como criar identidade e experiências positivas pela cidade, o painel de diálogo sobre o projeto contou com Piqué, o secretário de Comunicação de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, a representante do Sebrae, Amanda Paim e Daniela Lompa Nunes, com mediação de Luiz Carlos Pinto da Silva.
— É um momento muito importante pois é o resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muito tempo, de forma participativa, com apoio de diversos designers de Porto Alegre. Esta marca traz uma mensagem de inovação para que Porto Alegre se projete no futuro como referência internacional em temas de inovação — disse Piqué.
No encontro, Prates anunciou a doação de uma face do muro da Mauá para o projeto, de bussdoors (estampas em ônibus), dos relógios de rua e de uma campanha de envio de pushs (mensagens instantâneas) pelo aplicativo 156+POA, que tem mais de 230 mil downloads entre plataformas Android e iOS, com mensagens incentivando as pessoas a conhecerem a marca.
— Não podemos rivalizar uma marca de governo com uma marca de cidade. A marca do governo representa as ações desenvolvidas pela prefeitura pelo período de quatro anos, mas a marca da cidade é perene e o município tem que se associar a ela — disse o secretário, pontuando que pretende buscar a oficialização da marca junto ao Legislativo.
Veja a programação
Quinta-feira (28)
- 8h30min — 6ª Reunião da Mesa do Pacto Alegre, no Plaza São Rafael (Avenida Alberto Bins, 514, Centro Histórico)
- 17h — Entrega do título de cidadão honorário da Capital ao professor Josep Pique, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico)
Sexta-feira (29)
- 9h — Encontro lançamento manifesto do POA Cidade Educadora, no Teatro da Unisinos (Avenida Nilo Peçanha, 1.600, Boa Vista)