O movimento Pacto Alegre lança, nesta quarta-feira (6), as Olimpíadas da Inovação. O projeto tem como objetivo estimular as habilidades empreendedoras de jovens do 9º ano do Ensino Fundamental ao longo de oito meses. O evento de lançamento ocorrerá às 13h, no Colégio das Dores, em Porto Alegre.
Os estudantes serão desafiados a iniciar uma jornada de atividades baseadas no empreendedorismo sustentável. Cada equipe será composta por um grupo de cinco alunos e contará com o acompanhamento integral de um professor mentor, além do apoio de educadores especialistas da Universidade La Salle.
Ao longo do projeto, as equipes participarão de reuniões online, se engajando em ações que contribuem para o desenvolvimento de competências, como o trabalho em equipe, a liderança, a inteligência emocional, a visão de futuro e a criatividade. Ao final das olimpíadas, será realizada uma premiação, garantindo oportunidades aos jovens, como estágios e cursos, por meio de parcerias.
O projeto contará com voluntários do Pacto Alegre e será orientado por uma equipe. Entre os mentores está o professor Josep Piqué, da La Salle Barcelona e consultor do Pacto Alegre. A coordenação é da professora Clarice Lamb, que destaca que o projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico, da solução de problemas a partir de observação lógica, da colaboração, entre outras habilidades. A iniciativa é uma parceria do Pacto Alegre com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), La Salle e Grupo Ouro e Prata.
Pacto Alegre
O Pacto Alegre é um movimento que reúne empresários, instituições de ensino e a prefeitura de Porto Alegre, com o propósito de transformar a Capital em um ecossistema de inovação de classe mundial.