Um futurólogo fará palestra na Capital nesta terça-feira (29), na programação da Semana Caldeira. Diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, o dinamarquês Peter Kronstrøm é um dos nomes do segundo dia da programação que marca o aniversário de operações do hub de inovação Instituto Caldeira, no 4º Distrito.
Nessa vinda a Porto Alegre, ele falará sobre o futuro do setor da construção civil, com provocações e insights para os principais atores deste setor. Ele adianta que as megatendências versam sobre o crescimento populacional, o envelhecimento da população, a urbanização e maior interconectividade. Nesse último tópico, entram as smart cities, um conceito relativamente novo e em processo de evolução, segundo ele.
— Na nossa abordagem, vemos a interconectividade e o big data como o petróleo das smart cities. A chegada do 5G e os avanços da engenharia ajudarão as cidades a fornecerem mais segurança, saúde, educação e transporte, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos do futuro — afirma.
No Brasil, segundo Kronstrøm, há muitas cidades caminhando para se tornar smart cities, porém, ainda há uma ausência de compartilhamento de dados entre elas de maneira aberta e segura. Ele defende que, para atingir o verdadeiro potencial, uma cidade precisa ter um plano estratégico e uma base sólida que envolva o setor público e privado unificando as informações e disponibilizando os dados em tempo real com foco em solucionar os principais problemas da sociedade.
O futurólogo diz que Porto Alegre pode se tornar uma smart city e “deve se apressar” para alcançar o quanto antes todos os benefícios envolvidos:
— A cidade precisa se movimentar para que ocorra o compartilhamento de dados com foco na melhoria dos seus cidadãos. Um exemplo disso é a realização de eventos como a própria Semana Caldeira, que reúne os principais atores para que ocorram as transformações necessárias. Afinal de contas, uma cidade smart city depende do trabalho conjunto de todas as áreas envolvidas e da sociedade.
Um entusiasta da estratégia Foresight (previsão, em inglês), ele vai defender como o exercício de transformar fatos sobre o presente em possibilidades plausíveis do futuro podem beneficiar as mais diversas áreas deste setor para enfrentar adversidades que podem surgir.
Trazido desta vez pela Tijolo Hub, Kronstrøm já veio outras vezes à Região Metropolitana para falar de tendências. Entre as “previsões” feitas em 2019, na inauguração de um hub de saúde de Canoas, ele destacou que, com o transporte autônomo, o tempo dentro de um veículo não vai ser mais visto como tempo perdido — vai ser tempo para assistir Netflix ou até para fazer ioga ou algum tratamento médico —, e afirmou que os robôs nunca vão tirar nosso trabalho. Enquanto eles vão fizerem boa parte dos trabalhos que fazemos hoje, afirmou, os humanos vão fazer outras coisas, como pensar sobre o futuro.
As inscrições online da Semana Caldeira já se encerraram, mas é possível se credenciar presencialmente na sede do instituto (Travessa São José, 455, bairro Navegantes). A programação está neste site. As palestras são gratuitas e presenciais.