O primeiro HUB da Saúde construído pela Melnick Even em parceria com o Hospital Moinhos de Vento foi entregue nesta segunda-feira (21), em Canoas, na Região Metropolitana. Localizado às margens da BR-116, o complexo Maxplaza Canoas reunirá diversas especialidades médicas de baixa e média complexidades, além de hotel, centro de eventos, torres residenciais e estabelecimentos comerciais. A partir de agora, as clínicas e consultórios passam a ser montados: a previsão é de que as operações do "shopping da saúde" estejam em pleno funcionamento em março.
Para marcar a entrega do espaço, foi realizado, no centro de convenções do empreendimento, um evento. A principal atração do 1º Summit HUB da Saúde foi a palestra do futurólogo e diretor do Instituto Copenhagen de Estudos Futuros, o dinamarquês Peter Kronstrom. Ele destacou que estudar o que vem pela frente demanda, mais do que qualquer outra coisa, imaginação — é necessário pensar o imprevisível e achar vias que não foram encontradas antes.
Entre as "previsões" feitas por ele, destacou que, com o transporte autônomo, o tempo dentro de um veículo não vai ser mais visto como tempo perdido — vai ser tempo para assistir Netflix ou até para fazer ioga ou algum tratamento médico — e discorreu também sobre uma eterna dúvida quando o assunto é os dias que virão:
— Os robôs não vão nunca tirar nosso trabalho, eles vão potencializar nosso trabalho. Enquanto eles vão fazer boa parte dos trabalhos que fazemos hoje, a gente vai fazer outras coisas, pensar sobre o futuro.
O assunto automação também surgiu durante painel sobre o futuro da saúde sob a ótica de profissionais do Hospital Moinhos de Vento. O jornalista Tulio Milman, mediador do evento, perguntou qual será a atuação dos robôs no meio médico ao coordenador do Núcleo de Medicina Robótica da instituição, André Berger.
— Os robôs não fazem nada independentemente. No futuro, as potenciais melhoras que podem acontecer é uma rede de cirurgias à distância, mais baratas e confiáveis, pode ter um serviço de telementoria por rede e mais modalidades de imagem vão estar disponíveis, além de cirurgias automatizadas (algumas já são).
Além do empreendimento em Canoas, onde mais de 2 mil pessoas devem circular por dia, o HUB da Saúde também deverá ter quatro unidades em Porto Alegre. Duas delas já foram lançadas, ambas na Zona Sul: no Pontal do Estaleiro, no bairro Cristal, e no Linked Teresópolis, na Avenida Aparício Borges. Outras duas unidades têm lançamento previsto para 2020 e 2021.
O presidente da Melnick Even, Leandro Melnick, destacou, no evento desta segunda-feira, que um dos grandes objetivos é facilitar o acesso à saúde de qualidade para pessoas de diferentes regiões — ele conta que, há seis anos, quando começaram a pesquisar sobre o assunto, viram que há problemas de distribuição da saúde no Brasil. O superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, também ressaltou:
— Nosso propósito é estar onde a população está.
O que inclui o complexo:
— O Maxplaza Canoas é um complexo de 30 mil metros quadrados com cinco torres com capacidade para mais de 135 consultórios e 16 clínicas médicas, centro de eventos, hotel (operado pela GJP Hotels & Resorts), um centro comercial voltado à área da saúde e estacionamento rotativo.
— Área de 660m² reservada para o Hospital Moinhos de Vento, para atendimento de diagnóstico por imagem (Radiologia), oncologia, cardiologia, consultas médicas, centro de imunização (vacinas e infusões), além de um núcleo de educação.
— Entre operações confirmadas para o Maxplaza estão a Doctor Clin, que oferecerá atendimento adulto e pediátrico, o Z Café, Osteocore, São Pietro Prime, Digeclin, Maxxi Econômica Farmácias, Laboratório Mont Serrat e Servital Ortopedia. Entre outras áreas, serão oferecidos atendimentos em urologia, oftalmologia, andrologia, ortopedia, traumatologia e gastroenterologia.
— Contará com uma unidade do Spot Living Mall, rede de mall de bairros que nasceu da parceria entre Melnick Even e Tornak Participações e Investimentos. Presente em 16 empreendimentos nos melhores bairros de Porto Alegre e Canoas, a bandeira cria um padrão para empreendimentos desse tipo - desde a gestão, definição do mix, comunicação, atividades de marketing e apoio aos lojistas.