Cerca de 300 pessoas participaram neste sábado (2) de um passeio ciclístico em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre. No meio do percurso, o grupo cantou parabéns a você em frente à prefeitura da Capital.
Os ciclistas se reuniram às 17h, em um prédio comercial nas proximidades da orla do Guaíba. Dali, percorreram 14 quilômetros pelas ruas do Centro Histórico até o retorno ao ponto de origem, acompanhando o pôr do sol.
Organizador do evento, o policial aposentado Juarez Pereira diz que a ideia de homenagear a Capital surgiu num dos passeios que um grupo de ciclistas realiza todas as semanas.
— Toda terça e quinta-feira, reunimos 90 ciclistas passeando pela cidade. Nada mais natural do que esse passeio festivo - afirma Pereira.
Com o grupo, logo atrás de oito batedores da Brigada Militar, pedalavam 34 integrantes da Associação de Cegos do RS (Acergs). Utilizando bicicletas de dois lugares, eles participaram de todo o passeio.
Em geral, cada cego pedala acompanhado na bicicleta por alguém com visão ampla. Neste sábado, a presença dos batedores da BM permitiu ao bancário Rafael Martins dos Santos, que tem apenas 20% da visão no olho direito e é completamente cego no esquerdo conduzir a família na própria bicicleta.
— Hoje vou levar a esposa no banco do carona e minha filha na cadeirinha da frente — comemorava Rafael, ao lado da mulher Mariana e da pequena Natália, de um ano e nove meses.
Centenas de ciclistas realizam percurso em homenagem aos 250 de Porto AlegreO passeio atraiu famílias inteiras, jovens, crianças e idosos. As bicicletas eram um espetáculo à parte. Havia desde as mais modernas e velozes a magrelas retrôs e multicoloridas. Ciclista contumaz, a auditora Taís Silva preferiu deixar a própria bicicleta em casa e utilizar uma bicicleta de aluguel.
— É muito mais prático — resumiu.