O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, afirmou nesta terça-feira (29) que a prefeitura espera privatizar a Carris até o final de 2022. Em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, o prefeito informou que a privatização da companhia de ônibus vai avançar mais um passo em abril, quando o edital será enviado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Melo destacou que a Carris opera com prejuízo e faz com que a prefeitura entre com recursos para manter o funcionamento da empresa. Por isso, foi lançado há alguns dias um Plano de Demissão Voluntária (PDV). A meta do Executivo municipal é conseguir a adesão de 400 funcionários, o que corresponde a 25% do total de servidores da empresa.
— No início de abril, o edital vai para o Tribunal de Contas do Estado. Tem um tempo para receber consulta e depois nós lançamos o edital de privatização da Carris. Podemos ter comprador, podemos não ter comprador. Estamos trabalhando também com o plano B, que é como liquidar — explicou.
Melo também falou sobre a criação de uma Loteria Municipal. Na segunda-feira (28), o Executivo enviou à Câmara Municipal um projeto que permite a exploração de jogos pelo município. Melo afirmou que a gestão da Loteria Municipal, caso seja aprovada pelo Legislativo, será realizada por uma empresa privada.
Já os recursos arrecadados pela prefeitura vão ser destinados ao custeio do transporte público. Outra medida que deverá ser oficializada nas próximas semanas é o aumento do valor da Área Azul, também para financiar o sistema de ônibus.
— Primeiro nós vamos aumentar o valor da Área Azul onde ela existe. Essa é a fonte maior de arrecadação — diz Melo, que admitiu a possibilidade de ampliação das zonas de Área Azul no município.