
A fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) indica que os cardeais alcançaram o número necessário para eleger um novo papa.
Após o quarto escrutínio, às 13h07min (horário de Brasília), a fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina.
O conclave elegeu nesta quinta-feira (8) o cardeal Robert Prevost como novo papa, sucessor de Francisco à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. É o primeiro papa norte-americano da história. O nome escolhido foi Leão XIV.
Os 133 cardeais aptos para votação estavam reunidos desde a última quarta-feira (7) para a eleição. O escolhido deve ser anunciado em breve.
Nos últimos dois conclaves, em 2013 e 2005, os pontífices foram escolhidos no segundo dia.
Veja o momento da fumaça branca saindo da chaminé
Rodrigo Lopes acompanha anúncio no Vaticano
Direto da Praça São Pedro, no Vaticano, o repórter Rodrigo Lopes repercute novo líder da Igreja Católica.
Fiéis de diversos países comemoraram a saída da fumaça branca.
Quem é o novo papa?
O novo papa será conhecido quando ele aparecer na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A previsão é de que isso aconteça dentro de uma hora após a fumaça branca aparecer.
O responsável pelo anúncio é o cardeal Dominique Mamberti, religioso francês mais antigo entre os cardeais votantes.
Ele deve surgir na varanda da Basília de São Pedro e proclamar as palavras tradicionais: "Habemus Papam" — do latim, "Temos um papa".
A frase é parte de um discurso formal que segue quase inalterado há séculos.
O anúncio em latim
O texto completo dito pelo cardeal é o seguinte:
"Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam! Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum [nome do cardeal eleito], Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem [sobrenome do cardeal], qui sibi nomen imposuit [nome papal escolhido]."
Na tradução:
"Anuncio a vocês uma grande alegria: Temos um Papa! O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Dom [nome], cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que escolheu para si o nome de [nome papal]."