Diante da elevação no número de casos confirmados de dengue, a prefeitura de Porto Alegre criou uma força-tarefa para alinhar ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Nos últimos dez dias, a capital gaúcha registrou um aumento de 276% nas infecções. Em reunião na manhã desta quinta-feira (17), ficou estabelecido que a prefeitura fará uma varredura nos espaços e prédios públicos, com o objetivo de exterminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
— A prefeitura vai fazer o seu dever de casa, cuidar dos seus espaços públicos. E vamos incentivar a população a fazer o mesmo — destaca o prefeito Sebastião Melo.
Para sensibilizar a comunidade sobre o avanço da doença, que já chega a 109 casos confirmados, uma campanha será lançada nesta sexta-feira (18) com orientações para evitar ambientes de proliferação do mosquito. O receio é de que, se não houve maior comprometimento da população para limpar as áreas que podem alojar as larvas dos mosquitos, o número de casos da doença fique muito maior do que no ano passado. Em 2021, foram confirmados 83 casos de dengue na Capital.
Por conta disso, os agentes comunitários contarão também com o apoio da Brigada Militar, Guarda Municipal e Exército nas ações em bairros com maior infestação do mosquito. Os bairros com maior concentração de dengue são Jardim Carvalho, na Zona Leste, e Vila Nova, na Zona Sul. Também há episódios pontuais nos bairros Coronel Aparício Borges, Azenha, Bom Fim, Cidade Baixa, Glória, Menino Deus e Região Central.
— Nas escolas, os professores serão orientados a abordar o tema com os alunos, promovendo a conscientização sobre a doença. E, nas unidades de saúde, as equipes serão orientadas sobre a realização de exames de sangue em casos de suspeita de dengue — detalha Melo.
O mosquito Aedes aegypti costuma se proliferar em ambientes úmidos, onde há acúmulo de água parada. Por isso, a principal recomendação das autoridades é tampar caixas d'água, não deixar água acumulada na laje, manter os lixos fechados, utilizar areia nos vasos de plantas, deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo, deixar as lonas esticadas e retirar a água dos pneus. Também é importante se atentar aos recipientes de água dos animais de estimação.