Os oito quiosques que serão instalados nos próximos 60 dias na Orla Moacyr Scliar não são unanimidade. Comerciantes que já operam no local falam em "concorrência injusta", que não estava prevista no momento em que se estabeleceram no local.
O projeto dos quiosques parte da concessionária do trecho 1 da orla do Guaíba, a GAM3, e foi aprovado na segunda-feira (28) pela prefeitura de Porto Alegre. As estruturas usarão elementos já utilizados na Orla, como madeira, aço e concreto, e ficarão no nível da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, acima dos bares.
Os antigos vendedores ambulantes — que foram transferidos provisoriamente durante as obras para quiosques de cor laranja junto ao Anfiteatro Pôr do Sol — ocupam hoje boxes em módulos compartilhados ao lado da cancha de vôlei de areia do trecho 1, no nível do Guaíba. Eles já relatavam que o faturamento caiu muito desde que deixaram as imediações do Anfiteatro para se instalar no trecho revitalizado (afirmam estar “escondidos e esmagados” em uma área onde circulam menos pessoas e que, do nível da rua, não é possível ver que estão ali). Segundo os comerciantes, os quiosques, que serão colocados em um plano acima deles, aumentarão seu prejuízo.
— Vão acabar quebrando todos os comerciantes. Eles (GAM3) estão tendo lucro com aluguéis, credenciado ambulantes, com os quiosques, mas o público é diluído entre todos esses — queixa-se um dos microempreendedores, Willian Gianechini.
Ele também destaca que o projeto original do arquiteto Jaime Lerner não previa quiosques, e focava na contemplação da passagem. Sônia Welter de Ávila, presidente da Associação dos Ambulantes da Orla do Gasômetro, acrescenta:
— Para começo de história, não era para ter quiosque ali. Mas, já que foi aprovado, que fossem oferecidos para a gente. Porque a gente, que está há 30 anos lá, não tem prioridade.
GZH procurou também os donos dos bares da Orla. Pedindo para não ser identificado, um dos empresários relatou que soube do projeto pela imprensa e também acredita que pode prejudicar os comerciantes que já estão no local. Já Soraia Maria Rosso Saloum, dona do Sheik Burger, pensa diferente:
— Acho que vem a agregar. Quantos mais quiosques, mais clientes vêm pra orla.
De acordo com a assessoria de imprensa da GAM3, ainda não há definição de quem ocupará todos os quiosques. A empresa informa que “a seleção é baseada no mix de venda de produtos, empresas locais e representantes dos ambulantes que pretendiam ter um crescimento do seu negócio”. Dois dos quiosques foram reservados para antigos ambulantes.
“Recebemos muitas solicitações, o local é muito visado pelo seu potencial. A seleção é feita pelos primeiros que procuraram e tiveram condições de atender à parte documental. Temos a restrição da quantidade de oito quiosques, sendo impossível atender a todos. Hoje temos o cadastro de 230 ambulantes, mesmo assim, procuramos contemplar esses dois representando os demais”, informou a empresa.
O pagamento será por meio de aluguel mensal após a entrega dos quiosques, e a tratativa se dará diretamente com a GAM3 Parks, que tem o contrato de concessão e exploração da área.
Com relação à concorrência não estipulada na inauguração da Orla, a empresa afirma:
“Não entendemos dessa forma. Concorrência não prevista, ao nosso entender, é o comércio desordenado e irregular que ocorre hoje. Todo o final de semana, há ambulantes irregulares, que vendem produtos ilícitos, fora de qualquer regra sanitária, atendendo inclusive dentro das áreas dos bares, isso sim causa uma concorrência não prevista. O que estamos propondo é a organização desse comércio, de forma ordenada, com a criação dos quiosques e das brigadas de venda (ambulantes devidamente cadastrados, licenciados, com seu carrinho dentro do padrão, com local definido e produto definido). Esses pontos fixos vão fortalecer o destino trazendo público nos sete dias da semana e não apenas aos finais de semana.”
Com relação à crítica de não estarem previstos no projeto arquitetônico, a GAM3 afirma que o escritório do arquiteto Jaime Lerner, autor do projeto da Orla, aprovou e, inclusive, elogiou a proposta dos quiosques.