O céu da Capital foi atravessado pela dança de sete aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, na tarde desta terça-feira (29). Foram aproximadamente 40 minutos de apresentação, com 24 manobras no total. O show aéreo integra o calendário de eventos em homenagem aos 250 anos de Porto Alegre.
Milhares de pessoas lotaram a orla do Guaíba para prestigiar o evento. A manobra mais especial da tarde foi o “POA 250 anos” esculpido em fumaça no céu sobre a Usina do Gasômetro. Para essa manobra, os aviões alcançaram cerca de 3 mil metros de altura. Para o restante da apresentação, a altitude necessária ficou em torno de cem metros de altura. Já a velocidade das aeronaves variou de 450 a 500 km/h.
O show na Capital integra uma sequência de apresentações no sul do Brasil. Nesta quarta-feira (30), o esquadrão estará em Charqueadas, celebrando os 40 anos de emancipação do município.
Ao fim das agendas no país, o grupo segue para Santiago, no Chile, para a Feria Internacional del Aire y del Espacio (Fidae), que acontecerá de 5 a 10 de abril.