A manhã desta terça-feira (8) foi de recuperação dos estragos causados pela chuva e o vento forte que atingiu Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, na tarde de segunda-feira. Muitas árvores caídas e telhas espalhadas são encontradas pelas ruas da cidade.
A prefeitura está com equipes nas ruas para fazer os reparos. Segundo levantamento da noite passada foram feitas 120 solicitações de remoção de árvores que caíram, 600 casas foram destelhadas e cerca de 20 mil residências estão sem energia e 62 postes foram tombados. Ninguém se feriu.
Uma das árvores atingiu um carro estacionado na Rua João Neves da Fontoura, bairro Parque Amador. A araucária atingiu a parte traseira e destruiu um porta-malas de um Siena.
A proprietária, Jucelaine Nunes, 39 anos, trabalha nas proximidades e havia estacionado o veículo na parte da manhã. Na hora do temporal, por volta das 16h, ela relata que ouviu um estouro.
— Quando eu saí, estavam os pneus estourados e a parte de trás destruída. Menos mal que ninguém se feriu.
A rua permaneceu bloqueada até a manhã desta terça. As 7h20min uma equipe da RGE foi até o local e cortou a árvore. Na mesma rua, a contadora Liane Ledur, 62 anos, retirava telhas que voaram e caíram no pátio da sua casa.
— Foram uns 10 minutos de muito vento. Um horror. Não sei de onde essas telhas vieram. Menos mal que ninguém se feriu.
Ainda no Parque Amador, em frente à escola Municipal Camilo Alves, um cipreste gigante caiu. Ele estava no pátio de uma casa, atravessou e bloqueou a Rua Novo Hamburgo. O detalhe é que há dois enxames de abelha e a entrada dos alunos teve que ser feita pela rua lateral. Conforme os moradores, dois estudantes foram picados.
— A gente colocou cones e estamos orientando as pessoas. Vai esquentar e essas abelhas vão picar mais gente — diz Paulo Sérgio Machado Batista, 52 anos, dono da casa onde estava a árvore.
A prefeitura de Esteio já deslocou uma equipe para a escola.
Em vários pontos da cidade é possível ver equipes da RGE trabalhando em postes, moradores varrendo ruas e muitas árvores e galhos caídos. Na Rua Padre Antônio Vieira, Vila Olimpia, um outdoor em frente a uma quadra de esportes caiu.
A Secretaria de Obras de Esteio está com equipes nas ruas. A prioridade nesta terça-feira é consertar os danos em escolas, retirar árvores sobre casas e vias e retirar fios soltos. Há vários pontos da cidade também sem energia elétrica e as equipes da RGE também trabalham para reestabelecer o serviço.