É a última chance de participar da escolha da Marca de Porto Alegre: a votação para a nova identidade da Capital chega ao fim nesta segunda-feira (31). A ideia é encontrar um símbolo que acompanhe a cidade, como já foi feito com locais como Florianópolis (Ilha da Magia), Amsterdã (I Amsterdam) e Nova York (I Love NY).
Há três concorrentes ao título, que será decidido virtualmente: "Porto Alegre, descubra seus caminhos", "Porto Alegre, muitas formas de ser" e "Porto Alegre, para se encontrar", todas criados por um coletivo voluntário de designers a partir das percepções de mais de uma centena de pessoas de diferentes grupos da Capital.
Para participar do pleito, basta acessar www.marcapoa.com.br e compartilhar seu sentimento em relação às opções. O entusiasmo com cada uma das versões pode variar de um a cinco, com um "emoji" demonstrando o nível de aceitação por cada uma das marcas.
Depois de definido o voto, é preciso clicar em "Prosseguir". O site, então, pedirá um cadastro básico, com informações como nome completo, CPF e e-mail. Também é preciso aceitar os termos de privacidade.
Se tudo der certo, uma mensagem confirmando o voto aparecerá na tela.
Confira como votar na escuta pública
A criação das opções de marcas para a Capital começou ainda em 2018, após aprovação do projeto pelo Pacto Alegre, entidade criada com o objetivo de melhorar a imagem da cidade e autoestima dos cidadãos para atrair e promover investimentos, reter talentos por meio de diferentes ações e a promover em um mundo globalizado. A escolha da marca a partir da participação popular é um dos diferenciais.
— Fizemos questão de consultar a comunidade, desde o desenvolvimento até a escolha final das opções desenvolvidas. É a construção de uma marca de todos para todos, de uma forma democrática e representativa — explica Daniela Lompa Nunes, diretora da Purpous Marcas com Alma.
O anúncio da marca escolhida vai ser realizado em 17 de fevereiro, no Farol Santander.