Será aberta em 4 de novembro a escuta pública que definirá a marca de Porto Alegre, que está sendo construída coletivamente por mais de 40 empresas de design e inovação. Três propostas serão colocadas em votação para que a população faça a escolha até o dia 30 do penúltimo mês do ano.
O processo seletivo será feito por meio de um site com informações, histórico e até um filme apresentando cada concorrente, segundo Daniela Lompa Nunes, líder do projeto Marca de POA. O resultado tem divulgação prevista para dezembro, e o lançamento oficial, para março de 2022, dentro da programação de aniversário dos 250 anos da Capital. A página na qual será feita a seleção entra no ar em 4 de novembro, em um evento de lançamento no Nau Live Spaces, coworking que fica no Quarto Distrito.
Daniela reforça o caráter coletivo da iniciativa. Ela explica que os envolvidos opinavam em todos os trabalhos, mesmo sendo de grupos diferentes — seis equipes faziam parte da proposta. Quando chegaram a resultados satisfatórios, as seis ideias passaram por um júri nacional, que ajudou no crivo de reduzir o número para três.
— É muito importante destacar esse caráter coletivo, porque foi muito importante. A maioria dos envolvidos abraçou a ideia, e houve alguns que ficaram pelo caminho. Afinal, essa questão do desapego quando se fala em criação não é simples. Mas foram todas supertrabalhadas e pensadas por todos para se chegar no que vamos disponibilizar para o público — afirma Daniela
Um dos objetivos do projeto é que Porto Alegre tenha seu símbolo de referência próprio, assim como em grandes centros como Nova York e Amsterdã. A marca deverá ser usada de diferentes formas para ser reconhecida por moradores, visitantes e investidores. O projeto começou em 2017, com estudos e um workshop no qual compareceram 120 moradores de 40 bairros, de diferentes idades, gêneros e classes sociais. Com a pandemia, precisou ser interrompido.
— Acabamos tendo de esperar algum tempo (em razão da crise sanitária). Talvez tenha sido até benéfico e inesperado, porque agora trazemos a escuta pública da Marca de POA e a entrega em um momento ainda mais simbólico, e gostamos muito de simbolismos no Pacto Alegre, que é o aniversário de 250 anos. As marcas estão fantásticas, e tenho certeza de que a população vai ficar empolgada em poder participar desse processo de escolher a marca que nos representa — pontua o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho.
Em 2019, o projeto foi integrado ao Pacto Alegre, parceria entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciativa privada, sociedade civil e poder público em favor da inovação e da qualidade de vida na Capital.