A rotatória do cruzamento da Rua da República com a Rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, passa por reformas desde o último sábado (15). O asfalto e os tachões amarelos foram removidos para que um jardim fosse plantado no lugar sem que o trânsito sofresse grandes alterações. A ação foi cortesia de uma construtora que está lançando um empreendimento na Rua da República, e foi a primeira de uma série de obras que vão ocorrer no local.
As mudinhas colocadas ali fazem parte do projeto da prefeitura de Porto Alegre que vai transformar a João Alfredo na chamada “rua completa”: os espaços para pedestres e bicicletas serão ampliados e a via terá novas paradas de ônibus. O restante das intervenções, porém, ainda não tem prazo definido para acontecer. Isso porque o conjunto de melhorias é orçado em cerca de R$ 7 milhões e o Executivo municipal ainda precisará encontrar empresas parceiras para investir no projeto.
— Vai deixar o espaço público mais bonito e convidativo para uma ocupação segura por parte do trânsito. Não há mais os tachões, mas sim recuos e barreiras que suavizam o deslocamento de automóveis e conferem mais segurança para quem está no veículo e para os pedestres — afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.
O responsável pela pasta explica que a participação da construtora Melnick foi pontual, com a melhoria na rotatória, oferecida de maneira antecipada pela empresa por conta do interesse em valorizar a região onde um prédio residencial está sendo construído. Segundo Ayres, fachadas de imóveis e calçadas também devem receber pintura nova. No entanto, nem a construtora nem nenhuma outra empresa ainda puderam se candidatar como investidoras. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) abrirá edital ao longo do primeiro semestre e pretende começar oficialmente as obras no segundo período do ano.