A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) apresentou na noite de quarta-feira (29) os resultados do projeto de revitalização da Rua João Alfredo. A licitação para a execução das obras definitivas está prevista para o primeiro semestre de 2022.
A ideia do projeto é dar conforto e segurança às pessoas de todas as idades, usuários dos meios de transporte, respeitando o contexto local, a identidade da via e as prioridades da comunidade.
O projeto foi iniciado em 2017 e é composto por duas etapa. A primeira fase testou mudanças no desenho urbano antes da implementação permanente das obras definitivas, que é a segunda etapa.
Em 2020, foi publicado o edital para licitação do Projeto Executivo de Requalificação Urbana para a Rua João Alfredo, dando encaminhamento à etapa definitiva. As melhorias estão em fase de finalização.
A área de intervenção é de 15 mil metros quadrados e 650 metros de extensão — desde a Avenida Loureiro da Silva até a Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Cidade Baixa.
Em 2019 foram feitas pesquisas de opinião com os moradores locais. Dos entrevistados, 91% consideraram que a rua poderia ter mais travessias de pedestres, 95% acreditavam que as bicicletas deveriam ser priorizadas no trânsito e 100% entenderam que a qualidade das calçadas não era boa. Com o trabalho de urbanismo tático finalizado em 2019, percebeu-se uma diminuição considerável de sinistros naquela localidade – 43%