A prefeitura de Porto Alegre recebeu nesta sexta-feira (28) a aprovação do governo federal para projetos na área de mobilidade urbana e habitação. A Capital vai receber cerca de R$ 10 milhões para investimento em mobilidade urbana.
Entre os destinos dos recursos está o aumento da rede cicloviária da cidade. Deverão ser construídos 38 quilômetros a mais de área exclusiva para trânsito de bicicletas, o que equivale um aumento de 58% em relação à malha atual.
Outra iniciativa incluída no montante é a realização da pesquisa de origem e destino de mobilidade. Já na área da habitação, foi comunicada a possibilidade da inclusão da Capital em dois dos três projetos pilotos desenvolvidos pela União.
Os recursos fazem parte do Programa Avançar Cidades-Mobilidade Urbana, que tem o objetivo de melhorar a qualidade dos deslocamentos da população nos ambientes urbanos.
O prefeito em exercício, Ricardo Gomes, recebeu o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, e o chefe de gabinete do Ministério de Desenvolvimento Regional, Fernando Diniz, para tratar dos projetos. O prefeito Sebastião Melo participou de parte da reunião de forma virtual, devido a compromissos em São Paulo.
— Foi uma reunião muito importante, em que os representantes do governo federal nos sinalizaram com o envio de recursos para projetos fundamentais para a mobilidade. A pesquisa de origem destino, por exemplo, é um instrumento que irá nos auxiliar na reformulação do transporte coletivo — destacou Ricardo Gomes.