Em mais uma ação da Operação Balada Segura em Porto Alegre, a EPTC e a Brigada Militar flagraram motoristas infringindo as leis de trânsito e dirigindo veículos em condições perigosas. Entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), a operação identificou 11 condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo sete de carros e quatro de motocicletas.
A ação foi realizada na Rua Sandra Bréa, no bairro Restinga. Os agentes da EPTC contaram com apoio do 21° Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Foram 23 abordagens, sendo que 20 veículos foram recolhidos - 14 carros e seis motos. Além disso, houve três recolhimentos de CNHs. Ninguém foi preso.
Durante a operação, 12 casos foram contabilizados como sendo de alcoolemia. Nove motoristas se recusaram a realizar o teste do etilômetro. Outros três receberam a confirmação de embriaguez ao volante, mas não houve configuração de crime de trânsito, já que o teste apontou concentração inferior a 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Em ambos os casos, a infração é gravíssima, gera sete pontos na CNH e multa de R$ 2.935,70, com suspensão do direito de dirigir.
As operações integradas foram intensificadas em Porto Alegre pouco antes do início das festas de final de ano, e contam sempre com a EPTC e outros órgãos de segurança. O objetivo é coibir excessos e garantir a segurança viária. Entre a noite da última quarta (12) e a madrugada de quinta (13), outros 20 veículos foram recolhidos e houve constatação de um crime de embriaguez, entre outros flagrantes.
O diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, destaca a importância das ações intensificadas e da fiscalização dos veículos nas ruas da Capital:
- A fiscalização, sinalização e as regras de trânsito existem para salvar vidas. Sem a presença de motoristas alcoolizados e de veículos sem condições de trafegar, a EPTC ajuda a tornar a cidade mais segura.