Depois de quase três dias com torneiras secas, moradores de partes da zona leste de Porto Alegre tiveram o serviço restabelecido na manhã desta quarta-feira (5). Para alguns, no entanto, a normalização pode ocorrer somente na quinta (6).
Morador da Vila São José, no bairro Partenon, o metalúrgico aposentado Mauro Pereira, 77 anos, pulou da cama cedo para lavar pratos e panelas acumulados na pia.
— Levantei e já fui lavar a louça. Agora é esperar mais pressão para tomar banho. Desde domingo sem banho já — conta o idoso.
O aposentado teve de comprar água mineral e gastou com refeições em restaurantes. Há três décadas vivendo na região, diz nunca ter ficado tanto tempo sem o serviço básico.
Já o funcionário público Márcio da Fontoura Bandeira, 49 anos, saiu para o trabalho, mais uma vez, sem poder tomar banho. Soube depois que já estava no emprego do retorno da água no bairro.
— Três dias já assim. Que bom que voltou agora — disse após ter sido informado por um familiar que divide o terreno com ele.
Os transtornos começaram no domingo (2). A estação responsável por abastecer os bairros Partenon, Coronel Aparício Borges, São José e Vila João Pessoa teve a operação interrompida em razão de um vazamento na tubulação da Estação São Manoel, ocorrida em meio ao temporal que atingiu a cidade.
O conserto foi concluído na noite de segunda-feira (3). No entanto, após as operações serem retomadas, um curto-circuito impediu que o fornecimento fosse retomado para parte da população.
O novo reparo foi finalizado as 6h desta quarta. Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que técnicos da prefeitura trabalharam durante todo o período noturno e na madrugada para instalar dois novos motores-bomba na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) São José II.
Ainda de acordo com o órgão, quem vive no entorno da estação deve começar a sentir o retorno da água pela manhã, mas, nos pontos mais altos, pode ocorrer somente na quinta-feira.