Os pedestres mais atentos e os usuários do serviço de bicicletas compartilhadas da Tembici que costumavam alugá-las na esquina da Rua 17 de Junho com a Avenida Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus, percebem desde sábado (27) o sumiço da estação laranja do local. Isso porque a plataforma foi transferida para o trecho 3 da Orla. A empresa não vincula a mudança às novidades às margens do Guaíba, mas antecipa que seis pontos de bikes serão criados nas proximidades do trecho revitalizado, em Porto Alegre.
Segundo a Tembici, o primeiro final de semana de operação da nova estação para retirada e devolução das bicicletas do trecho 3 registrou movimento três vezes maior do que a média da cidade, calculado pela estatística do sistema do aplicativo. Outras cinco plataformas serão remanejadas ao longo das avenidas e espaços de lazer próximos às margens do Guaíba.
Ricardo Gehr, 25 anos, é usuário do BikePOA há um mês, serviço que lhe foi indicado por uma amiga. Morador no bairro Glória, nesta sexta-feira (3) pegou uma bicicleta no bairro Praia de Belas e foi até a Orla. Ele comemorou a instalação da estação:
— É a primeira vez que vi a estação. É bom ter por aqui, na Redenção, na Cidade Baixa. A gente aproveita tanto pelo exercício como pelo passeio neste novo trecho.
Gislaine Almeida, 26, arrastou a mãe, Marcia Regina, 51, até o trecho 3 da Orla nesta sexta. Elas reconhecem a necessidade de pontos com mais bicicletas na região. Tanto que encontraram somente uma vaga na estação.
— É positivo valorizar a Orla porque é muita gente — disse Gislaine.
Elas lembram, porém, que faltam bikes nos bairros. Marcia afirma que gostaria de uma estação mais perto de casa para ir e voltar pedalando do trabalho, no bairro Menino Deus. Gislaine concorda e cita outro local desassistido: a Avenida Icaraí, onde já existiu uma estação.
O que diz a Tembici, por meio de nota
“A Tembici, empresa responsável pelo Bike Poa, informa estar ciente da alta procura pelas bikes na região da orla em Porto Alegre e afirma que sua equipe de planejamento urbano está alinhando com a EPTC para a realização de realocações que aconteceram no último sábado (27). Ao todo serão seis estações movimentadas, sendo uma em frente a pista “Skate Park”, localizada no trecho 3 da Orla do Guaíba. O objetivo é concentrar mais bicicletas na região da orla.”