Uma das maiores feiras de inovação do mundo, a South Summit 2022 foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (1º) em Porto Alegre. A primeira edição do evento na América Latina ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais Mauá.
Nos próximos dias, os organizadores convocarão talentos do mundo inteiro para sua competição de startups, entre as quais serão selecionadas 50 finalistas, que farão seu pitch (apresentação) no encontro em Porto Alegre. A feira tem como principal objetivo o fechamento de negócios entre startups, grandes empresas e fundos de investimento. Também serão instalados quatro palcos nos armazéns do cais para a apresentação de cerca de 150 palestrantes.
A cerimônia de lançamento no hotel Swan Generation, no bairro Moinhos de Vento, contou com a participação do governador Eduardo Leite, do prefeito Sebastião Melo e da fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea.
Vestindo um laço no pescoço com as cores da bandeira gaúcha, María não poupou elogios a Porto Alegre e ao Rio Grande do Sul. Destacou o ecossistema favorável à inovação que se formou aqui e lembrou que foi na Capital que nasceu o primeiro unicórnio do Brasil (com valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão), a Getnet, vendida ao grupo Santander em 2014.
Ela destacou que o South Summit se propõe a ser uma "plataforma de conexões":
— Queremos reunir o ecossistema de atores econômicos e trabalhar juntos para multiplicar as operações de negócios.
Eduardo Leite comentou que, em 2014, empreendedores que formavam a Cabify se apresentaram em uma banquinha pequena no evento em Madri (Espanha) - acabariam se tornando um dos grandes aplicativos de transporte do mundo.
O governador destacou a parceria com a prefeitura para que o Cais Mauá seja o palco do evento. O município está contando com o setor privado para viabilizar uma reforma de aproximadamente R$ 1,5 milhão nos três armazéns mais próximos ao Cais Embarcadero.
— A gente não queria fazer o South Summit em um centro de eventos ou pavilhão distante, queremos que a cidade viva o evento e que o evento sinta a cidade — destacou o governador.
Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes explica que, além da reforma do telhado, das calhas e das portas, serão criadas estruturas elétrica e hidráulica temporárias. Ainda não há data para o começo das melhorias.
Melo destacou os talentos que existem nos parques tecnológicos da cidade, lembrando da existência do Pacto Alegre, acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade civil para estimular o empreendedorismo colaborativo. E deixou um recado para María:
— A gente espera, sinceramente, que o South Summit não seja só uma vez em Porto Alegre.
Com mais de mil startups e 15 parques tecnológicos, o Rio Grande do Sul é um dos líderes da transição para a economia digital na América do Sul. Os 11 milhões de habitantes vivem em uma região com alguns dos melhores IDHs e rendas per capita do país. Em Porto Alegre, florescem hubs como o Instituto Caldeira, fundado por 39 grandes corporações da região.
A programação do evento ainda não está definida, mas as novidades serão divulgadas gradualmente no site www.southsummit.co/brazil.